sábado, 10 de maio de 2008

Participe do nosso programa de rádio pantaneiro!

(se você conhece alguma rádio ou organização ambiental, dentro ou fora do Pantanal, encaminhe esta mensagem, com certeza ela vai se interessar pelo conteúdo. Respostas para: ecomunicadores@ gmail.com)

Bom dia pessoal, meu nome é Allison Ishy, sou jornalista ambiental do NEM (Núcleo de Ecojornalistas ou Ecomunicadores dos Matos), que reúne profissionais e comunicadores de meio ambiente dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Gostaria de comunicar que em abril deste ano iniciamos a execução do projeto "Rádio Ecologia: uma ferramenta educacional para promover a qualidade de vida na Bacia do Alto Paraguai". Com apoio da União Mundial para a Conservação da Natureza da Holanda (IUCN NL) e do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), vamos produzir e disponibilizar gratuitamente 32 programas radiofônicos temáticos.

O programa Boca da Mata divulgará os seguintes conteúdos: notícias ambientais, dicas de saúde, cidadania, educação ambiental, iniciativas e projetos socioambientais ou de desenvolvimento sustentável, entrevistas e, ainda, a primeira radionovela ecológica do Pantanal.

A iniciativa pretende se estabelecer como um serviço de comunicação socioambiental para o Pantanal, voltado para radiodifusão e Internet. Durante os 14 meses de projeto os programas poderão ser veiculados pelas rádios ou baixados no site do NEM (em construção) gratuitamente.

Diversas redes de comunicadores, educadores, jornalistas, ambientalistas e de técnicos de órgãos ambientais receberão nossas informações, por isso também escrevo este e-mail, para convidá-lo(a) a participar sugerindo conteúdos ou pautas.

Quer participar do nosso programa?

Por ser um projeto sem fins lucrativos e idealizado pelo NEM, a idéia é que o programa Boca da Mata seja produzido com a participação ou sugestão de ouvintes, pesquisadores, professores, estudantes, cidadãos, técnicos de governos e ambientalistas.

Se você tem informações, sugestões de pauta (releases), denúncias, dicas etc. para divulgar em nosso programa, ou quer receber nossas informações envie um e-mail para: ecomunicadores@ gmail.com juntamente com as informações preenchidas abaixo (copie e cole numa nova mensagem):

Nome completo:

Organização ou institução a qual pertence:

Cidade, Estado e País:

Telefone de contato com DDD ou DDI:

E-mail:

Escreva aqui o que você gostaria de divulgar no programa Boca da Mata
(conteúdos, pautas, denúncias, críticas ou dicas)
:

Jornalistas do Pantanal criam serviço gratuito para rádios e internautas

Os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e, especialmente, o Pantanal acabam de ganhar novos aliados na defesa da natureza: jornalistas profissionais e comunicadores ambientais do NEM (Núcleo de Ecojornalistas ou Ecomunicadores dos Matos). Criado em 2005 por jornalistas dos dois Matos Grossos (MT e MS), o NEM acaba de lançar um projeto inovador de comunicação socioambiental para a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP). A idéia é democratizar informações socioambientais que promovam a cidadania ecológica e a melhoria da qualidade de vida das populações do Pantanal.

Com apoio da União Mundial para a Conservação da Natureza da Holanda (IUCN NL) e do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), o projeto "Rádio Ecologia: uma ferramenta educacional para promover a qualidade de vida na Bacia do Alto Paraguai" vai disponibilizar 32 programas radiofônicos temáticos para municípios da bacia pantaneira (BAP). O novo serviço de comunicação ambiental é gratuito e voltado para rádios e organizações que utilizam a internet como ferramenta de trabalho e educação ambiental.

O projeto

O projeto foi uma das propostas vencedoras do edital Ecosystems Grant Programme (EGP – Programa de Financiamento para Ecossistemas) lançado em 2007 pela IUCN NL. Com duração de 14 meses e apoio financeiro de 53.669 Euros, o NEM vai produzir o programa radiofônico Boca da Mata, que divulgará conteúdos informativos, de educação ambiental, cidadania, utilidade pública e também a primeira radionovela ecológica do Pantanal. Toda semana, rádios da bacia pantaneira receberão os programas e poderão divulgar os conteúdos sem qualquer custo. Internautas e rádios de outras localidades que se cadastrarem no site do NEM (em construção) também poderão fazer o download e utilizar os conteúdos gratuitamente.

"Nossa expectativa é que as demandas por informações ambientais, principalmente de rádios dos municípios do Pantanal no Brasil, Bolívia e Paraguai, sejam atendidas com este novo serviço de comunicação", afirma o coordenador- geral do projeto, Allison Ishy. Segundo um mapeamento realizado pelo Programa Pantanal do Ministério do Meio Ambiente o rádio é o veículo de comunicação com maior alcance na região pantaneira e a maioria das emissoras tem interesse em receber e divulgar informações ecológicas.

Uma das vantagens para as rádios que utilizarem o novo serviço são os conteúdos já finalizados profissionalmente em linguagem radiofônica, além da permissão de reprodução total ou parcial das informações, o que dá maior liberdade aos veículos de comunicação. O programa Boca da Mata também pretende ser um serviço de utilidade pública em educação, saúde, cidadania e meio ambiente voltado para os pantaneiros e população da BAP.

O NEM

O Núcleo de Ecojornalistas ou Ecomunicadores dos Matos, atualmente formado por oito membros dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também será estruturado com o Projeto Rádio Ecologia, criando sua personalidade jurídica, estatuto, regimento interno e devendo funcionar como uma Organização Não-Governamental (Ong). O NEM é a primeira organização de jornalistas e comunicadores ambientais criada na região.

Além de promover o intercâmbio, troca de experiências e desenvolver projetos de jornalismo e comunicação socioambiental, o núcleo está convidando artistas, poetas, fotógrafos, ilustradores e chargistas, além de educadores e lideranças que atuam com a comunicação socioambiental nos Estados para serem membros da organização.

Universidades, sindicatos, Ongs, instituições de pesquisa e governamentais também serão convidadas para serem parceiras do núcleo e de suas atividades.

A criação do NEM ocorreu em Santos (SP) durante o I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (2005) com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), que também é o proponente do projeto "Rádio Ecologia: uma ferramenta educacional para promover a qualidade de vida na Bacia do Alto Paraguai".

Mais informações

Para se beneficiar com o serviço de comunicação socioambiental as rádios ou internautas poderão solicitar informações pelo e-mail: ecomunicadores@ gmail.com


Atenciosamente,

Allison Ishy
Coordenador- geral
Projeto Rádio Ecologia (NEM / NEJ-RS / IUCN NL)
ecojornalistapantan al@gmail. com

Nenhum comentário: