![]() |
| | Videoconferência pela democratização da comunicação No dia 27 de junho de 2008, será realizada uma videoconferência pela democratização da comunicação, das 9h às 12h. O objetivo é discutir as formas de garantir o acesso democrático à comunicação por toda a sociedade. Os psicólogos e demais interessados no debate podem: (a) participar, solicitando à assembléia legislativa de seu estado que disponibilize sala para este fim ou (b) acompanhar a videoconferência pelo sítio www.interlegis. gov.br. Em breve, o CRP-RJ promoverá encontros e debates sobre a inserção dos psicólogos nessa luta pela democratização da comunicação e em prol da Conferência Nacional de Comunicação. Acompanhe o nosso sítio para se informar sobre futuros debates. Editado por Heitor Reis, com base em informações obtidas por telefone junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal COMISSÃO PRÓ-CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO Memória da reunião do dia 13/06
Videoconferência - 27/06 - de 9h às 12h Discutimos amplamente o caráter e o objetivo da videoconferência a ser realizada dia 27 próximo. O consenso é que seu papel será promover e articular a construção dos Comitês Estaduais Pró-Conferência. A criação desses comitês aumentará a pressão sobre o Governo Federal para que seja logo convocada, pelo Executivo, a Conferência Nacional de Comunicação. É necessário que as entidades parceiras mobilizem seus pares para que aconteça a videoconferência em cada Estado. Para isso já foi encaminhado uma lista com os contatos das assembléias, o que possibilita a comunicação entre as entidades e os responsáveis pelo Interlegis em cada assembléia. Em nove estados há problemas técnicos que impossibilitam a videoconferência (Alagoas, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe). Nestes casos a maneira de participar e acompanhar é pelo site do Interlegis - www.interlegis. gov.br Será possível ver e ouvir, além de enviar e-mails para a coordenação da videoconferência, em Brasília, que responderá as questões. É importante frisar que a garantia da realização e do êxito da videoconferência está na cobrança pelos interessados junto aos responsáveis pelo Interlegis nas assembléias. Comissão Geral A Comissão Geral requerida pelo deputado Walter Pinheiro para levar ao plenário da Câmara o tema da Conferência obteve as assinaturas de todos os líderes, porém dezenas de pedidos já o antecediam. Dada a dificuldade em realizá-la em junho, a estratégia agora é tentar em agosto, de preferência na segunda quinzena. Importante é que seja antes das eleições municipais. Audiência com ministro das Comunicações Antes da videoconferência será feito um pedido de audiência da Comissão Pró-Conferência com o ministro Hélio Costa para reinvidicar a data da Conferência Nacional e a formatação do Grupo de Trabalho responsável por pensar a metodologia, cronograma e o temário. O ministro já declarou ser favorável ao evento - o que foi reafirmado pelo consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, a representantes da Comissão na semana passada, na Câmara. Sítio da Comissão Pró-Conferência Para melhorar a apresentação das informações sobre nossas atividades e agrupá-las adequadamente, o site da comissão terá agora os seguintes links: 1. Início 2. Quem Somos 3. Nossa Proposta 4. Artigos das Entidades 5. Documentos 6. Clipping 7. Contato Na página inicial do site haverá três introduções de textos. A primeira - Documentos - abrigará os textos produzidos pela Comissão (institucionais). A segunda - Clipping - reunirá os textos a serem escolhidos pelo Conselho Editorial. O terceiro - Artigos das Entidades - estará aberto aos textos das entidades membros e serão escolhidos pelas mesmas. Memória organizada por Danillo Ferreira (61) 9102-2136 e Márcio Araújo (3216.6570) VIDEOCONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA DA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO
27 de junho de 2008 - 9h às 12h, sala de videoconferência do Interlegis
Roteiro
Introdução pelo coordenador para informar sobre o objetivo e a dinâmica da videoconferência. 5m
Objetivo: Apresentar a proposta da I Conferência Nacional de Direitos Humanos, a Comissão Nacional Pró-Conferência (CPC) e estimular a criação de comissões estaduais. Anunciar cronograma e prazo para formação das comissões estaduais.
Dinâmica: . Por sorteio, será definida a ordem das intervenções nos Estados. . Cada Estado terá cinco minutos, que poderão ser usados por um ou mais oradores, de acordo com decisão a ser tomada em cada local. Mas é imprescindível que cada estado não ultrapasse os 5 minutos previstos. . A coordenação nos estados caberá aos presidentes das Comissões de Direitos Humanos e/ou as de Legislação Participativa e, na ausência deles, o grupo escolherá entre os presentes. . As intervenções podem consistir em perguntas, apresentação de propostas, avaliações, críticas ou comentários, sempre relacionados à 1ª Conferência Nacional de Comunicação. . Em duas ocasiões, a primeira por volta de 10h30 e a segunda após o encerramento das intervenções dos estados, a coordenação da videoconferência, em Brasília, fará uso da palavra para prestar esclarecimentos e dialogar com as manifestações dos estados.
Intervenções de abertura
· Representante da sociedade civil na CPC (5m) apresenta e justifica a proposta da Conferência · Representante do poder público (Comissões Legislativas) faz um histórico do processo de articulação/mobilizaçã o para a Conferência até o presente. (5m) · Representante de outra entidade da sociedade civil apresenta o cronograma (negociado com o ministro ou ainda como proposta da CPC), estimulando a formação de comissões estaduais provisórias. (5m).
Intervenções nas Assembléias Legislativas
O coordenador abre a palavra aos auditórios nos Estados, antes pedindo a todos que se identifiquem ao iniciar suas intervenções e mantenham-se rigorosamente dentro dos 5 minutos. Pede também para cada um anunciar o número e o perfil das entidades e pessoas participantes.
............ ......... ......... ......... ......... ......... ......... ......... ......... .......
Encerramento
· 2 Representantes da CPC manifestam-se sobre os conteúdos mais recorrentes que os estados apresentaram e encerram com suas conclusões, cada um em 5m. · Coordenador lembra os telefones, o site e e-mails da CPC, agradece e encerra a videoconferência. (3m)
Pós-videoconferê ncia
Um resumo da videoconferência incluindo as propostas recebidas será publicado no site da CPC e encaminhado às comissões estaduais, CDHs e CLPs e onde houver Comissões com a área temática de comunicação das Assembléias Legislativas |

Nenhum comentário:
Postar um comentário