Mito ou Verdade?  Nós não somos os famosos “Caçadores de Mitos” da série “MYTHBUSTERS©”, mas queremos desvendar um mito que muito se fala nos dias de hoje, principalmente nos grandes centros urbanos como por exemplo, São Paulo:  Muito se fala e se alega que as rádios comunitárias afetam as transmissões aeronáuticas e que podem “derrubar um avião”! Será que isso é verdade? Partindo do principio que uma rádio comunitária devidamente instalada e autorizada a operar trabalha em freqüências pré-determinadas e com baixa potência, é “mito” afirmar que elas afetam o controle de tráfego aéreo.   Em sua maior parte, as rádios comunitárias trabalham nos canais 198, 199 e 200, respectivamente 87,5MHz, 87,7 MHz e 87,9 MHz. Trabalham numa zona de segurança e com baixa potência, ou seja, 25 Watts. Acima da faixa de FM comercial, de 88 Mhz a 108 Mhz , funciona o Serviço Móvel Aeronáutico, SMA, que é de uso exclusivo do sistema aeronáutico. O SMA vai de 117 a 137 MHz. Visualizando, temos:  [87,5..(Comunitária)..87,9] - [88..(Comercial)..108] - [117.(SMA).137 MHz]  Especificamente, quando necessitamos transmitir e receber sinais em aeroportos ou em locais onde é essencial à comunicação (voz) entre aeronaves e estação base, temos como parâmetro a faixa de freqüência de 118 a 136 MHz.   O artigo intitulado “Interferências de rádios clandestinas no controle de tráfego aéreo” escrito pelo ilustre pesquisador Marcus Manhaes esclarece de forma ampla e derradeira este tema que causa tanta inquietude em nossa sociedade, onde todos poderão Interpretar, pontual e objetivamente, as normas de compatibilidade. Clique no "interruptor ao lado" e baixe o arquivo "zipado" com uma apresentação em PDF e um executável "V3". Desfrutem o conhecimento!  Arlindo Junior Consultor em Telecomunicações ©2008 Mythbusters é um programa de Discovery Communications.  |   
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