segunda-feira, 28 de julho de 2008

Palestra sobre comunicação - Gustavo Gindre (Intervozes)

Enecom 2008 - Palestra sobre comunicação - Gustavo Gindre (Intervozes)

Anotações de Heitor Reis (*)

Inicialmente, o rádio foi previsto para ser interativo. Brecht contemplava a relação dialógica através do rádio, criando um grande espaço público para o debate das questões de interesse da comunidade, uma ágora ou assembléia, ao contrário do cerceamento ao debate hoje existente.

A convergência tecnógica, da forma como vem sendo feita, implica na convergência econômica, com a aquisição ou associação entre empresas, através de uma radicalização do liberalismo.

A BBC foi obrigada pela justiça a cobrar pelo uso de seu conteúdo, que era gratuito, para não haver concorrência desleal com as empresas comerciais.

A telefonia celular vem crescendo, enquanto a fixa diminui, aumentando o custo da comunicação para as pessoas mais pobres que são a maioria.

40 emissoras operam na capital de São Paulo, mas 15 delas são de cidades vizinhas, não tendo outorga para colocar um transmissor nesta área, funcionando com liminar obtida na justiça.

A Constituição Federal foi alterada para proteger a radiodifusão, separando-a da telecomunicação, atrasando com isto a convergência tecnológica.

A força dos capitalistas do setor ficou demonstrada de forma estravagante quando o presidente João Goulart colocou 52 vetos na Lei Geral das Telecomunicações em 1960, derrubados pelo Congresso Nacional, sendo um caso único caso no país.

Ironizou afirmando que o Brasil é considerado um país avançado por não possuir regulamentação de fato do setor, onde as empresas fazem o que bem entendem, como elas querem, fazendo a auto-regulação, com o Estado fora, na prãtica.

Os tucanos sempre detiveram o Ministério das Comunicações que sempre considerado uma moeda de troca dos governantes, quando do loteamento do poder, apõs eleitos. Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão afirmou "agora temos alguém nosso lá", referindo-se ao Hélio osta, teoricamente um ex-funcionário da Globo.
Apesar de tudo, a Globo vem tendo um decréscimo gradual em sua audiência em função do crescimento da Record e também em função de que cada vez se assiste menos TV de uma forma geral.
A Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão criada pela Abert é uma tentativa da Globo voltar a ser protagonista no setor.
Apesar do mito de que a internet é democrática, isto não é verdade. O preço da internet em Salvador é 720 % mais caro que em Londres. Predominam ali interesses comerciais e o controle, por exemplo, por parte de quem detém o código do programa que seleciona as pesquisas do Google. É bem possível que haja algorítimos secretos. Há um farejamento político dos dados que circulam na rede, com funcionários das grandes empresas encarregados de monitorá-las nos EUA, por onde passam mensagens dos brasileiros que usam serviços como Yahoo, Skype, etc.
Se o controle fosse democrático seria o ideal, mas não é isto que ocorre. E ainda há um fenômeno que precisa ser considerado também: a cegueira pela sobrecarga de dados para o internauta analisar, impedindo que a maioria tenha uma real dos fatos.
Uma cidade que fornece internet gratuita para toda a população paga R$ 4.000,00 por 2 megabytes por segundo à OI. Ao tentar adquirir mais 4 Mbps e melhor atender a comunidade o preço é R$ 17.000,00.

Nenhum comentário: