domingo, 19 de outubro de 2008

Segue em anexo matéria racista publicada na revista Isto É


Companheiros (as),

Segue em anexo matéria racista publicada na revista Isto É de 15.10.08.

Acredito que tais ataques ao povo negro - e não falo só dos afro-brasileiros, pois este racista norte americano deve estar reproduzindo suas "teorias" falaciosas por outros lugares do mundo -, tem um único condão de tentar barrar os avanços que temos tido nos últimos anos. Por mais ínfimos que tenham sido.

Nossa luta por reparações pelas atrocidades branco européias a nossa gente, bem como o plágio de nossa cultura por "ditos" filósofos é a mais pura tentativa de menosprezar nossos avanços.

Ao tentar dizer que não somos inteligentes e que somos inferiores aos brancos, fala na mesma lógica de Hittler, ou seja, tenta nos fazer menor do que somos.

E a matéria vem num momento em que discutimos profundamente a implementação efetiva da Lei 10.639/03 em todo país, inclusive com denuncias no MP.

Vem num momento em que discutimos o aprofundamento da implementação das ações afirmativas em todo o país, inclusive com as cotas já implementadas em dezenas de universidades em todo pais, principalmente nas públicas.

A Revista Isto É e seu conselho editorial tem lado e este lado não é o da população mais

sofrida e mais excluída do país, ou seja, a população negra.

O lado da Isto É não é contra o genocídio do povo negro que ainda continua a acontecer

no continente Africano com o roubo das riquezas naturais que lá existem.

A Isto É tem um lado, e este lado é o dos poderosos, dos corruptos, da grande mídia falaciosa e mentirosa.

É o lado daqueles que não querem perder seu Status Quo de ladrões de sonhos e estupradores de infâncias sofridas.

Vejam bem como irá cair na cabeça de uma criança negra, a noticia de que ela é inferior intelectualmente de outra que é branca, da mesma forma que recai sobre estas crianças que "nuvem negra" é ruim, "ovelha negra" é ruim, "mulata" é filho de mula, entre outros adjetivos utilizados por aí afora.

Ficamos, agora aguardando um pronunciamento do Ministro da SEPPIR, Edson Santos, sobre este assunto. Também o Presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo terá de se pronunciar.

Acredito que o governo brasileiro deveria proibir um racista destes, declarado, de entrar em nosso país, tal qual eles fazem conosco quando discordam de nossas posições.

Vamos ficar aguardando tal posicionamento do mestiço Lula, de baixa inteligência.

Asé.

Luiz Mendes

Sociólogo - UFRGS

Especialista em Gestão da Educação - UFRGS

Coordenador Geral

CECDR/CUT/RS

Um comentário:

Felipe Augusto disse...

tem a ligação pro texto não mano.