terça-feira, 28 de outubro de 2008

Seminário Nacional "A Imagem da Mulher na Mídia e Controle Social"

Seminário Nacional "A Imagem da Mulher na Mídia e Controle Social"

Articulação Mulher e Mídia
Boletim preparatório ao Seminário nº 2

Caras companheiras,

Em função da agenda de parte considerável das companheiras do movimento sindical, foi necessário modificar a data do nosso seminário, antecipando- o em uma semana, para os dias 27 a 30 de novembro. Sabemos dos transtornos causados e pedimos desculpas a todas de antemão. Pedimos que todas que já enviaram suas pré-inscrições avisem-nos se mantém o interesse em participar do seminário na nova data. Para as demais, informamos que prorrogamos o período de pré-inscrições até o dia 2/11. A ficha preenchida deve ser enviada para o endereço: seminariomulheremid ia@uol.com. br. Cada uma receberá individualmente a confirmação da sua participação.


Debates nos estados

Em vários estados, as mulheres têm promovido atividades preparatórias, para organizar sua participação no nosso seminário nacional. Muita coisa bacana tem ocorrido Brasil afora. Conte-nos também como anda o debate sobre a mídia na sua região. E, se seu estado quer fazer o mesmo e precisa de ajuda, entre em contato conosco!
Distrito Federal
Em agosto, a Sapataria - Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do DF e o Intervozes realizaram a oficina "Mulher e mídia: participação e controle social". O objetivo foi debater a forma como os meios de comunicação tratam as mulheres e o que o movimento pode fazer para mudar esta situação. Representantes de sete organizações estiveram presentes. Muito foi discutido acerca das propagandas de cerveja, que desrespeitam a Carta de Belém, e da participação das mulheres na campanha que pede democracia e transparência nas concessões de rádio e TV. O processo de renovação da concessão da Globo-DF está no Congresso. A oficina também trabalhou com o vídeo e o livro “A Sociedade Ocupa a TV”, que conta a história da conquista da sociedade civil por um direito de resposta no programa do João Kléber, em 2005.

Pernambuco

Cerca de 50 mulheres participaram do seminário “Democratizar a Comunicação para democratizar a vida social”, realizado na SOS Corpo, em Recife, no dia 30 de julho. Com muito debate, construíram propostas que apontam para a necessidade de ocupar ainda mais espaços de produção de conteúdo e representação das mulheres na comunicação. E também de ocupar espaços de tomada de decisão política neste setor, como a Conferência Nacional de Comunicação. O seminário também contou com a apresentação de experiências de mulheres que produzem comunicação alternativa e discutiu a relação da luta pela democratização da comunicação com a luta pela reforma política ampla, democrática e participativa.
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, em junho, aconteceu o Seminário Estadual Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia. Foram debatidos temas como a formação da subjetividade humana, com destaque para a imagem da mulher construída na TV e a importância de se criar mecanismos de controle social frente a essa realidade, a publicidade no campo da esquerda, o papel da mulher jovem na sociedade de consumo e a necessidade de potencializar a unidade dos veículos de comunicação já existentes. As participantes também debateram o caso da ação civil pública ganha contra o grupo Furacão 2000, autor da música "Um tapinha não dói". Os muitos aspectos da temática, levantados pelas 24 mulheres e um homem presentes no encontro gaúcho, aumentam a vontade do movimento no Rio Grande do Sul de participar do Seminário Nacional, unindo vozes de todo o Brasil pelo controle social da imagem da mulher na mídia.

Articulação Mulher e Mídia presente

No último mês, integrantes da AMM em São Paulo participaram de encontros importantes do campo da comunicação: o 2o Fórum Internacional Criança & Consumo, organizado pelo Instituto Alana, e a VI Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, puxada por diversas entidades e movimentos. As mulheres estiveram presentes numa oficina sobre controle social dos meios de comunicação e num seminário, na Câmara Municipal, que discutiu critérios para a renovação das concessões de rádio e TV.

Contra o machismo da revista TRIP

No dia 21/10, o movimento feminista enviou à revista TRIP uma carta aberta em resposta à coluna do cineasta Henrique Goldman, publicada na edição de setembro da revista, na qual o autor discorre sobre um “estupro ficcional” que teria cometido contra sua empregada, 32 anos atrás. O movimento solicita a publicação da carta, assinada por dezenas de entidades e 650 cidadãs e cidadãos, na próxima edição de TRIP. A carta pode ser acessada no endereço:

Um caso emblemático de violência contra a mulher
Nas últimas semanas, todas acompanhamos, perplexas, mais um desfecho cruel de um caso de violência contra a mulher: a história do seqüestro de Santo André, que teve como vítimas as jovens Eloá e Nayara. A Articulação Mulher e Mídia está preparando um manifesto em repúdio à ação da mídia e ao machismo que permeou todo o episódio. Em breve, o documento será publicizado.

A Mulher e a Mídia 5

Nos dias 1 e 2 de novembro, acontece no Rio de Janeiro a quinta edição do seminário “A Mulher e a Mídia”, promovido pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com a SPM e o UNIFEM. O tema central das discussões deste ano será “Mídia, Gênero e Eleições”. Mais informações: www.patriciagalvao. org.br
ARTICULAÇÃO MULHER E MÍDIA
Observatório da Mulher; Marcha Mundial das Mulheres; União de Mulheres; Coletivo de Mulheres Ana Montenegro; Instituto Patrícia Galvão; Geledés; SOF – Sempre Viva Organização Feminista; CIM - Centro Informação Mulher; Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Secretaria Municipal de Combate ao Racismo PT/SP; LBL/SP - Liga Brasileira de Lésbicas; CoMulher; Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde; Intervozes; Fala Preta; Coletivo de Mulheres Negras – RJ; Coletivo de Mulheres Negras da Amazônia; Secretaria Municipal de Mulheres do PT; Secretaria Estadual sobre a Mulher Trabalhadora da CUT/SP; Secretaria Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT; Secretaria Nacional de Comunicação da CUT; Secretaria Estadual de Comunicação da CUT; CONEN - Coordenação Nacional da Entidades Negras.

Nenhum comentário: