A quarta transmissão do Fórum Social das Américas na Guatemala acompanha os principais debates dos primeiros dias deste evento: A questão de gênero, povos indígenas, comunicação, integração e ecologia.
Audio:
Transmissão: O FSA define as pautas principais
3 min 56 seg. (1.8 Mb)
------------------
MST destaca importância da comunicação para os movimentos
No segundo dia do III Fórum Social das Américas, um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra lembra que a mídia alternativa é essencial para a disputa ideológica.
Joaquim Pinheiro, do coletivo de relações internacionais do MST, falou sobre a grande contradição em que vivem os países da América Latina.
Ele apontou principalmente a contradição econômica, que apresenta um discurso de livre comércio, quando na verdade existe a dependência dos países periféricos em relação aos Estados Unidos e Europa.
Também apontou a questão ideológica, e nessa questão lembrou que os grandes meios de comunicação ocupam um papel fundamental. Pinheiro advertiu que, no Brasil e em outros países, como a Guatemala, a grande mídia está nas mãos dos inimigos dos movimentos sociais.
Para ele, é extremamente importante que os movimentos invistam na formação de comunicadores e no fortalecimento da imprensa alternativa. Essa questão é central para o fortalecimento dos movimentos sociais. (pulsar)
Audio:
Joaquim Pinheiro, do coletivo de relações internacionais do MST, fala sobre a importância da comunicação para as organizações sociais.
1 min 48 seg. (847 Kb)
----------------------
Está disponível a gravação do segundoro programa ao vivo:
http://www.agenciapulsar.org/
--------------------
Confira a cobertura completa do FSA em:
http://www.agenciapulsar.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário