terça-feira, 7 de outubro de 2008

Transmissão: Os desafios dos movimentos sociais no FSA

Transmissão: Os desafios dos movimentos sociais no FSA

Neste primeiro flash desta cobertura especial do FSA na Guatemala, o repórter Vitor Munhoz relata a abertura do fórum, os eixos temáticos e a programação do evento.

Ainda comenta a importante presença indígena no cotidiano deste país centro americano e a recente história de Guatemala, marcada por uma cruel guerra civil que durou mais de 30 anos. (pulsar)


Audio:
Transmissão 01: Os desafios dos movimentos sociais no FSA
3 min 06 seg. (1.42 M)





FÓRUM SOCIAL DAS AMÉRICAS - PANORAMA
Pesquisador da Guatemala fala sobre a importância do FSA


Enrique Alvarez destacou a fragilidade econômica dos países latino-americanos e a necessidade de fortalecimento dos movimentos sociais.


No dia 6 de outubro, Enrique Alvarez, diretor do grupo Incidência Democrática (IDEM), apresentou um panorama geral da situação política, econômica e social dos países da América Central, em especial a Guatemala. O IDEM é um centro de investigação de ciência democrática, especializada em análises políticas, econômicas, sociais e em termos de segurança.

Na sua exposição, elencou alguns temas centrais para ser discutidos no Fórum. Além da necessidade de valorização da cultura dos povos indígenas, Alvarez falou sobre a falta de políticas sociais para a juventude e o uso dos recursos naturais.

Uma das principais questões, para ele, é a debilidade dos países latino-americanos em termos econômicos. E a dependência em relação aos Estados Unidos, especialmente no atual momento de crise financeira internacional.

Para ele, é importante construir alternativas conjuntas a esse modelo de dependência. Lembrou ainda que as leis dos acordos comerciais que foram impostas a esses países defendem principalmente os interesses transnacionais.

Alvarez deu destaque ao momento delicado por que passam os movimentos sociais. Citou como importantes o movimento campesino e o dos professores. Para ele, a grande importância do Fórum é exatamente a oportunidade de articular esses movimentos e dar força para que continuem atuando.(pulsar)

Nenhum comentário: