O Fórum Mundial de Mídia Livre está confirmado para um espaço da UFPA, cedido a nós pelo MST e Via Campesina. Será um espaço utilizado pelos movimentos ao longo do FSM, e por nós no dia 26 e 27.
As inscrições estão abertas. Agradeço se vocês puderem dar uma forcinha na divulgação.
Marcelo Arruda
------------ --------- --------- --------- --
RELEASE DO ENCONTRO
------------ --------- --------- --------- -
Fórum Mundial de Mídia Livre abre inscrições
Previsto para os dias 26 e 27 de janeiro, o evento faz parte da programação do Fórum Social Mundial 2009, em Belém do Pará.Por Leandro Uchoas, do FML
Estão abertas as inscrições para o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), nos dias 26 e 27 de janeiro, evento que integra as atividades do Fórum Social Mundial 2009. As inscrições, gratuitas, são feitas pelo sítio (http://forumdemidia livre.blogspot. com/). A produção do FMML sugere também que os fazedores de mídia livre cadastrem as informações de seus veículos no link "Mapeamento da Mídia Livre", disponível no sitio, e dêem informações sobre suas mídias no ato de inscrição.
Com a participação de veículos independentes de produção midiática de diversos países, o encontro visa construir alternativas de produção de informação, estruturar politicamente a mídia livre internacional, discutir alternativas de financiamento e de compartilhamento de conteúdo, propagar novas possibilidades de atuação disponibilizadas pelas novas tecnologias e somar forças de atuação nas frentes diversas de democratização da comunicação.
A programação do FMML prevê a realização de duas mesas na manhã do dia 26, com os temas "Como ampliar o Midialivrismo" e "A Mídia e a Crise". No período da tarde, haverá ainda dois outros momentos, o "Seminário de Comunicação Compartilhada no FSM" e as "Atividades Auto-gestionadas" , nas quais o participante do fórum torna-se protagonista. No dia 27, será realizada a Plenária de Encerramento, com a reunião das propostas e a elaboração de um documento síntese.
O FMML é uma conseqüência do I Fórum de Mídia Livre, realizado no Rio de Janeiro em junho de 2008. Reunindo mais de 500 ativistas, jornalistas, professores, estudantes e empresários, o evento significou uma inédita união política entre os principais veículos independentes de mídia brasileiros, sistematizando formas conjuntas de atuação.
Em 23 de outubro, o Grupo de Trabalho Executivo do FML lançou o Manifesto da Mídia Livre, com os dez compromissos do movimento e oito propostas principais, entre as quais a realização do FMML em Belém. O manifesto já obteve a adesão de 29 entidades e movimentos e de 25 veículos independentes nacionais. O movimento gerou a mobilização regional em vários estados do Brasil, com a realização de fóruns e seminários locais.
Mais informações:
Fórum Mundial de Mídia Livre – 26 e 27 de janeiro de 2009
– Belém, PA
Local: NPI – Escola de Aplicação da UFPA - Av. Tancredo Neves,
nº 1000 – Bairro Montese – Belém, PA. Mapa do local no site do NPI
Site: http://forumdemidia livre.blogspot. com/
Email: forumdemidialivre@ gmail.com
Telefone: (91) 8130 2097 (produção)
Gustavo Barreto: (91) 9250 9594
Leandro Uchoas: (91) 8130 2097
------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- --
TEXTO DO RENATO ROVAI SOBRE O ENCONTRO
------------ --------- --------- --------- --------- --------- --------- --------- -
Debater alternativas para construir uma nova estrutura de comunicação planetária é fundamental para que possamos sonhar com um Outro Mundo Possível. Nos dias 26 e 27 de janeiro, midialivristas de todos os cantos do planeta vão se reunir em Belém para encarar esse desafio. Estaremos lá construindo juntos a primeira edição do Fórum Mundial de Mídia Livre. A programação terá duas mesas, um seminário e um assembléião de confraternizaçã o e encaminhamentos.
A primeira mesa será sobre “Como Ampliar o Midialivrismo” . A idéia é debater formas de aumentar a capacidade de nossa rede de informação para que os veículos que produzimos se tornem ainda mais fortes.
A verdade é que o campo da informação midialivrista já é muito maior do que nossos adversários midiáticos gostariam que fosse. E só não tem sua real importância reconhecida porque se isso acontecer teremos de receber o apoio que eles recebem, por exemplo, em verbas públicas.
A mesa dois será: “A Mídia e a Crise”. Nela será discutido o comportamento e a responsabilidade dos conglomerados midiáticos na atual crise da globalização. O processo de desinformação a que fomos submetidos teve e tem um preço. E a mídia comercial é sócia desta conta.
Ainda no primeiro dia acontecerá o Seminário de Comunicação Compartilhada, que tem, como um dos objetivos, criar interação entre projetos e midialivristas brasileiros e internacionais no exercício de outra comunicação.
No dia 27, antes da marcha, a idéia que está em debate é de realizar uma grande assembléia/confrater nização de midialivristas. Nela, os participantes poderiam tanto apresentar seus projetos, como propostas de luta e/ou mesmo buscar parceiros para novas iniciativas midiáticas.
Como tudo que acontece na dinâmica do FSM, o FMML também vem sendo realizado na militância e na base do consenso progressivo.
Nos próximos dias, teremos outras novidades. O mais importante agora é que você nos ajude na divulgação e construção deste evento. Coloque o link da programação no seu site, blogue, portal. Divulgue na sua rádioweb. Grite aí pro vizinho do lado. Vamos fazer barulho juntos. E mostrar a força que esse movimento já tem.
Aqui vão os links do:
• Convite
• Banners em formatos variados
• Blogue
• Wiki Mídia Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário