ÍNDICE:
- Bloco @s Bikud@s 2009 leva cidadania e consciência negra ao carnaval de Salvador
- Carnaval de Salvador terá serviço para denúncias de racismo e violência
- Afro Jhow no domingo de Carnaval na Praça do Reggae
- Informação, Interatividade e Transmissão ao Vivo no Site Nosso Carnaval
Bloco @s Bikud@s 2009 leva cidadania e consciência negra ao carnaval de Salvador
Uma aula de cidadania no Carnaval, é o que promete realizar o Bloco @s Bikud@s, uma iniciativa do Instituto Steve Biko que reúne diversas expressões artístico-culturais, com o objetivo de valorizar a cultura afrobrasileira e combater o racismo no carnaval de Salvador.
Em 2009, quando completa cinco anos de participação na Mudança do Garcia, o bloco traz o tema: Queremos a Juventude Negra Viva. A proposta é uma reflexão ativa da sociedade baiana acerca dos 2.180 homicídios registrados na Grande Salvador no ano de 2008 - um aumento em mais de 30% segundo números oficiais da própria Secretaria de Segurança Pública -, tendo na maioria dos casos os jovens negros como vítimas.
O bloco @s Bikud@s integra o tradicional cortejo da Mudança do Garcia, com seus protestos e reivindicações, na segunda-feira de carnaval. A concentração é feita no final de linha da Fazenda Garcia, a partir das 10h.
Junte-se a nós em mais essa ação afirmativa!
Para saber mais sobre o Instituto Steve Biko e seus projetos, acesse www.stevebiko.org.br
EXPEDIENTE
O Quê – Bloco @S Bikud@S
Quando – Segunda-feira de Carnaval (23/02), a partir das 10h
Onde – Concentração no Final de Linha da Fazenda Garcia
Informações – biko@stevebiko.org.br (71) 3242-3230
Carnaval de Salvador terá serviço para denúncias de racismo e violência
A uma semana do carnaval, as cidades brasileiras estão a todo vapor com os preparativos para a festa. Salvador, cidade que sedia uma das maiores comemorações da data no Brasil, aproveita a oportunidade para promover a igualdade de raça e gênero entre a população. Para isso, o governo local vai disponibilizar aos foliões, pelo quarto ano consecutivo, o Observatório da Discriminação Racial e da Violência contra a Mulher.
O projeto, uma iniciativa implementada pela Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), da Prefeitura de Salvador, tem o objetivo de receber denúncias sobre atos de racismo ou de violência e, dessa forma, aumentar o acesso aos serviços disponíveis para a população da cidade.
“O enfrentamento da discriminação racial e da violência contra mulheres é um compromisso de toda a sociedade. Iniciativas como a do observatório ajudam a subsidiar e aperfeiçoar as políticas públicas nessas questões, daí a importância de se estender essa iniciativa para além do período de carnaval”, afirmou Fernanda Lopes, responsável pela área de direitos no UNFPA.
O observatório surgiu em 2005, a partir da constatação de que, no carnaval do ano anterior na capital baiana, das quase quatro mil vítimas de violência por causas externas (agressões físicas, armas brancas e de fogo), mais de 70% eram negras. Além de ser a maior cidade negra fora da África, Salvador é predominantemente feminina, com uma população de 52% de mulheres.
Para colocar o trabalho em prática, a Semur conta com parceria da Defensoria Pública da Bahia, da Fundação Cultural Palmares, da Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade (SEPROMI) e do Fundo de População das Nações Unidas, UNFPA, entre outras instituições. Em 2009, como parte do projeto de cooperação entre o governo local e o UNFPA, foi incluído o tema “saúde sexual e reprodutiva e direitos” na capacitação dos profissionais que vão atuar durante o carnaval.
Serviço
A partir do dia 17 de fevereiro, se presenciar algum ato de racismo ou violência, denuncie pelo Disque 156 ou um dos postos do Observatório da Discriminação Racial e da Violência contra a Mulher, cuja sede fica no prédio da Secretaria Municipal de Reparação, Ladeira de São Bento, nº 74.
Afro Jhow no domingo de Carnaval na Praça do Reggae
Informação, Interatividade e Transmissão ao Vivo no Site Nosso Carnaval
Em 2009, o site Nosso Carnaval, da TVE Bahia / Secult, além de reunir todo o conteúdo produzido pela TV pública da Bahia e Educadora FM 107.5, incluindo a transmissão ao vivo dos dois veículos, vai abrir um canal de interatividade com os internautas, que poderão enviar fotos e vídeos diretamente dos circuitos do Carnaval. Outra novidade é a disponibilização do "resumo do Carnaval", vídeo diário com os destaques da festa. O objetivo é ampliar e intensificar a interação com o público, promovendo o acesso aos conteúdos da Educadora e TVE e às informações sobre a programação dos circuitos, orientações aos turistas, serviços de utilidade pública etc. A partir desta quarta-feira (18/02), o site já estará disponível através dos endereços www.irdeb.ba.gov.br, www.tve.ba.gov.br, www.educadora.ba.gov.br e www.carnaval.ba.gov.br
Se no ano passado o site agregou amplitude ao levar o conteúdo audiovisual e as transmissões ao vivo a audiências localizadas muito além do alcance dos sinais da rádio e da TV, em 2009 a abordagem cultural da folia promete aprofundar a proposta, com mais conteúdo, mais serviços e maior interatividade. O canal web será novamente uma plataforma de amplificação da cobertura das emissoras do Irdeb, conferindo às transmissões ao vivo um caráter global, acessível a internautas de todo o mundo e, agora que já está em sua terceira edição, com um potencial de audiência muito maior que a do Carnaval de 2008. A perspectiva é multiplicar, portanto, a exposição, não só das transmissões ao vivo, mas de todo o conteúdo do site, disponibilizando linguagens diversificadas, volume de conteúdo e a variedade de opções de um portal, o que incluirá ainda novos mecanismos para garantir ainda mais interatividade.
O conteúdo produzido pela TVE Bahia e pela Educadora FM será destacado para utilização sob demanda pelo internauta. O site irá informar de um jeito mais leve, trazendo informações sobre destaques do Carnaval baiano e um canal de curiosidades sobre a folia. A interatividade será outro ponto a ser reforçado na nova versão. Este ano, além da página de contato pela qual os ouvintes enviam e-mails ao site, serão propostas enquetes solicitando aos ouvintes que respondam sobre questões ligadas à programação da rádio e da tevê. Com um novo quadro, na linha "você no Nosso Carnaval", será possível o recebimento e a veiculação de fotos, vídeos e áudio produzidos pelo próprio internauta.
ASCOM IRDEB
71 3116 7359
71 3116 7443
ascom@irdeb.ba.gov.br
assessoriairdeb@gmail.com
ATENÇÃO !!!
Este grupo é fechado, para responder o e-mail ou entrar em contato com a CMA HIPHOP, veja abaixo:
“Diversidade cultural patrimônio comum da humanidade, educação pela comunicação para democratizar as oportunidades, a estrada é muito longa cheia de sinais, mas nunca apague o farol dos seus ideais ”
“Por todos os meios necessários” Malcom X.
Comunicação, Militância e Atitude - CMA Hip Hop
E-mail: cmahiphop@yahoo.com.br / cmahiphop@hotmail.com
Tel: 55-(71) 91510631 / DJ BRANCO
Salvador – Bahia – Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário