sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PLENARIA DE AVALIACAO DO FORUM SOCIAL MUNDIAL 2009 E DA CARAVANA DO COMITE MINEIRO DO FORUM SOCIAL MUNDIAL

A plenária de avaliação esteve bem concorrida, com 47 pessoas presentes. As pessoas levantaram suas visões, não tendo muito discussão, apenas alguns esclarecimentos. Varias pessoas que não puderam estar presentes, enviaram suas contribuições que foi lida.

Alguns pontos levantados. Provavelmente, nao conseguimos reproduzir toda a riqueza da reuniao. Caso voce queira fazer alguma alteracao substantiva, favor encaminhar:

- quanto ao texto de avaliação escrito por Dirlene Marques foi feita a critica ao uso do termo “pulmão do mundo” para a Amazônia. Isto e tecnicamente errado.

- A cultura foi pouco trabalhada

- Foi dado um informe sobre o acampamento Aldeia da Paz, que funcionou dentro do Acampamento da Juventude. O sistema da autogestão, como a coleta seletiva, funcionaram muito bem. Neste sentido gerou-se pouco lixo, fazendo na pratica o que fórum prega sobre a preservação ambiental. Este tema foi muito comentado, pois poucos conheceram o local. Site para quem quiser mais informações: www.iteia.org.br/aldeiadapaz

- Presença de muitas ongs reformistas

- Muita gente vai apenas pela festa

- Limitação da analise por ninguém ter condição de ver tudo o que ocorre

- A organização ficou muito aquém da de Porto Alegre

- A própria cidade já foi um impacto. Muito diferente pela sua historia e localização. Entender melhor o significado do fórum e a nossa participação. As contradições existente refletem as contradições do movimento social. Havia uma grande mistura entre governo e movimento social, não se distinguindo. Diante de tudo isto, fica a pergunta: Para onde vai o Fórum? Sera que faz sentido?

- Ao longo dos diversos fóruns, foi havendo um empobrecimento de seu conteúdo critico.

- A companheirada de Teófilo Otoni, como não puderam estar presentes, enviaram uma avaliação assinada por todos e que reflete grande parte da analise feita dentro da plenária

- avançar na metodologia, de forma que as temáticas não fiquem fragmentadas, que contribuam para uma participação geral dos envolvidos

- organizar atividades noturnas; como o fórum aconteceu nas duas universidades - Ufra e Ufpa – contribuiu para a dispersão dos envolvidos e assumindo características diferentes em cada uma delas

- o furo em varias oficinas bem como a mudança de espaços e não aglutinação dos temas foi prejudicial. Ficou ainda pior pelas distancias as serem percorridas. Assim, quando tinha algum furo não dava para assistir outra atividade.

- não ficou claro o papel da Feira de Economia Solidária,

- apesar de ter os meios de comunicação dos movimentos, isto não foi muito percebido

- Observação comum aos presentes: faltou uma grande mobilização e encaminhamentos quanto a crise global e quanto ao povo palestino

- Ausência dos movimentos de massa

- as oficinas menores são importantes pois facilitam as discussões, criando mais entrosamento

- em especial para quem participou a primeira vez, considerou fantástico. E um outro mundo, onde as relações entre as pessoas, o entrosamento se da de forma muito boa e expontanea. Uma fantástica experiência.

Quanto a Caravana:

- problemas com os motoristas

- falta de integração entre as coordenações dos ônibus

- não teve respeito aos tempos propostos em cada parada, não sendo assumido pelos participantes sua responsabilidade no cumprimento do horário

- na volta, dada as dificuldades, foi feita uma autoorganizacao

- o tempo de viagem foi curto diante dos imprevistos. O melhor era ter saído no sábado

- buscar mais unidade entre os participantes do comitê mineiro, de forma que não se use o comitê apenas para garantir a viagem e ter a hospedagem. Precisamos cuidar uns dos outros.

- Selecionar melhor as pessoas da caravana, entre aqueles que querem apenas fazer turismo e os que querem participar.

- Foi ruim não ter as camisas para identificar melhor nossa caravana

- As fatalidades que ocorreram (quebrar ônibus, furar pneu, parada nas barreiras) não prejudicaram o clima da caravana. Na parada maior, quando se quebrou o ônibus teve um aspecto muito positivo – a solidariedade da companheirada do ônibus do Estado – e algo muito ruim, o comportamento de algumas pessoas de nossa caravana não aceitando as soluções propostas e, chegando ate a chamar a policia.

PROPOSTAS:

Pelo adiantado da hora, não dava mais para continuar com propostas de continuidade e o planejamento do Comitê Mineiro para 2009. Assim, marcamos a próxima reunião para a segunda, segunda feira de marco, dia 9, no Centro Cultural . Assim, estamos mudando o dia para segunda feira, atendendo a proposta da companheirada de Teófilo Otoni para que o pessoal do interior possa participar.

PRESTACAO DE CONTAS

Foi apresentada a prestacao de contas dos gastos de toda a organizacao do Comite MIneiro, desde o seminario em novembro. Como voces podem observar, temos um debito. Seria importante que todas as pessoas que tiverem alguma ideia de onde poderemos conseguir estes recursos, fazer contato com a Diana que fara todos os encaminhamentos necessarios. Precisamos da cooperacao de todos.

COMITÊ DE MINAS GERAIS - FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Um outro mundo é possível!

======================================================================

Rua Paraíba, 777 – Bairro Funcionários - Belo Horizonte Minas Gerais

Tel.: (31) 3261 3468 - fax:3261-8127 – E-mail: comitemineirofsm@yahoo.com.br

Nenhum comentário: