quinta-feira, 5 de março de 2009

Comissão permanente da ALBA tratará de iniciativas conjuntas

por Michelle Amaral da Silva última modificação 05/03/2009 www.brasildefato.com.br

A criação dessa comissão permanente é considerada como um passo importante para a concretização de projetos e iniciativas que permitam aos países membros da ALBA desenvolver e crescer sustentavelmente
A criação dessa comissão permanente é considerada como um passo importante para a concretização de projetos e iniciativas que permitam aos países membros da ALBA desenvolver e crescer sustentavelmente

04/03/2009


Os países integrantes da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América — Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) decidiram, neste último final de semana, durante a 8.ª Reunião da Comissão Política, em Caracas, criar uma comissão permanente do órgão que tem como objetivo avaliar e dar seguimento aos projetos conjuntos que serão desenvolvidos entre eles. Integram a iniciativa Cuba, Bolívia, Dominica, Honduras, Nicarágua e Venezuela.


A criação dessa comissão permanente é considerada como um passo importante para a concretização, de uma maneira mais rápida e efetiva, de projetos e iniciativas que permitam aos países membros da ALBA desenvolver e crescer sustentavelmente, levando em consideração conceitos como solidariedade e complementaridade, defendidos pelo mecanismo de integração regional.


Durante os dois primeiros anos, a Comissão será presidida pela Venezuela e terá a responsabilidade de dar continuidade às decisões, tomadas nas cúpulas de presidentes e nas reuniões de ministros, que têm sido avaliadas pela Comissão Política. Entre suas primeiras tarefas, a Comissão deve avaliar a viabilidade técnica do projeto de criação de uma empresa "grannacional" de soja - entre Bolívia, Nicarágua e Venezuela. A empresa é um dos sete projetos prioritários, dentro da idéia da empresa "grannacional" de produção agroalimentícia.


Para o viceministro venezuelano de Relações Exteriores para América Latina, Francisco Arias Cárdenas, a comissão oferece à ALBA personalidade e estrutura física que permite a qualquer Estado-parte criar um espaço de discussão de propostas e projetos e um banco comum para potencializar projetos de crescimento para o desenvolvimento dos países integrantes da iniciativa.


Na reunião de Caracas, o banco da ALBA propôs ampliar a atividade de crédito aos países membros da PetroCaribe e a outras nações latino-americanas, com o objetivo de poder executar o mandato dos chefes de Estado e Governo da ALBA sobre a constituição do Fundo ALBA Alimentos.



“Nós nunca teremos liberdade real
entre brancos e negros nesse país
sem destruir esse país
sem destruir o atual sistema político,
sem destruir o atual sistema econômico...
Malcom X

Nenhum comentário: