quarta-feira, 22 de abril de 2009

Abaixo a ditadura da mídia!

Compas
Acabo de assistir, no Fantástico, uma demonstração de como o diploma ou sua ausência em muito pouco influencia numa notícia, quando o patrão determina a qualidade e a ética da matéria.

Num tiroteio entre um grupo de sem-terra e outro, de segurança de uma fazenda ocupada, vários (sete?) sem-terra e apenas um segurança foram feridos.

Os jornalistas alegam que foram usados como escudo pelos militantes do MST, os quais depredaram o veículo dos seguranças que fechava a estrada.

Lamentavelmente eles não foram capazes de ouvir o ponto de vista de ambas as partes envolvidas, ou, se o foram, a edição glosou esta parte.

Como tudo começou, do ponto de vista dos conflitantes?

O que levou uns vinte ou trinta sem-terra a avançarem sobre homens fortemente armados, usando apenas foices, facões e algumas espingardas primitivas?

Nada disto é mencionado na reportagem, para infelicidade dos professores que lhes deram o diploma e dos que defendem sua obrigatoriedade e de seus oponentes!

Lembro-me da cobertura da Globo e suas congêneres sobre o massacre de Eldorado de Carajás, alegando que os sem-terra começaram e eram culpados por tudo, quando, na realidade, mais tarde, a perícia comprovou o contrário. Dos 19 mortos, muitos tinham sido chacinados!
Cada um enxerga o que quer ver e divulga o que quer que os outros vejam. Isto acontece no relacionamento particular e especialmente quando se está em jogo o lucro e a disputa ideológico pelas mentes cativas pela ignorância e semi-analfabetismo.

"Livro detalha o massacre de Eldorado dos Carajás
Quando eu digo que houve execução a sangue frio não é uma dedução minha. Isso aí está no laudo do perito do IML. Eu não conheço ninguém que leva dois tiros na perna, cai no chão e leva dois tiros na nuca. Isso pra mim se chama execução. Eu não entendo como é que alguém morre com golpe de foice no coração."
[
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1782614-EI6578,00.html ]


Abaixo a ditadura da mídia!
Abaixo a ditadura do poder econômico!
Abaixo a plutocracia, cleptocracia e corporocracia!
Mais detalhes em:
Análise dos Tipos de Poder : www.midiaindependente.org/pt/red/2008/05/419423.shtml
O que é e o que não é, realmente, uma democracia?
http://prod.midiaindependente.org/pt/red/2008/05/418926.shtml

Nenhum comentário: