domingo, 19 de abril de 2009

Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de Maio 2009.

Já é tradição em Belo Horizonte a manifestação em forma de carnaval que acontece todos os anos pelas ruas do centro da capital mineira no dia Dezoito de Maio. Trata-se da intervenção político/cultural pelo fim dos manicômios que é organizada pelo movimento social da luta antimanicomial de Minas Gerais, o Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental – ASUSSAM e parceiros.

Pelo décimo segundo ano consecutivo sairemos às ruas para dizer e demonstrar que manicômio e exclusão não cabem mais nas agendas do futuro, porque no presente, provamos e reavivamos o gosto nunca esquecido da liberdade. E aqui estamos mais uma vez a elaborar conceitos, a fazer samba, a tecer nossas fantasias, organizando manifestações por um mundo melhor, E de novo fazemos acontecer mais um feliz encontro de nossa vanguarda coletiva.

Nesse ano de 2009 o tema- da manifestação será os sentimentos humanos na luta política. Com o título:SINTO, LOGO EXISTO. (RE) EXISTIR É VIVER, retrucamos a ditadura da razão para considerar a participação de todos na cidadania.

E entraremos em cena para fazer a incômoda pergunta: preconceito, aonde mora o seu? Ou para dizer que é da natureza humana ser dono da incerteza e que é da condição humana, o enlouquecer.

O sofrimento e as fragilidades humanas e as saídas também humanas serão tratadas nas diferentes alas ou grupos da manifestação como por exemplo, dobrar em flor as situações difíceis da vida, com a leveza e a espontaneidade da criança ou então reinventar o cotidiano com ousadia e criatividade de modo a romper o muro da estagnação e escapar da massificação e da alienação que convém a alguns...

Neste sábado dia 18 de abril, vamos escolher, entre 18 concorrentes, o samba de enredo que vai animar esta festa e também eleger a rainha da bateria da Escola de Samba Liberdade Ainda que Tam Tam

Será alegre, irreverente e contagiante este acontecimento que envolve todos os serviços que atendem aos usuários da saúde mental de Belo Horizonte e outras cidades de Minas e com a participação dos movimentos sociais e também os movimentos culturais.

Os arranjos e as interpretações das músicas concorrentes estão a cargo do grupo Briga de Galo e da comissão de jurados participarão artistas, produtores culturais da cidade e militantes da luta, que. emprestarão sua sensibilidade para decidir sobre o que samba animará o desfile..

Esta mesma banca de jurados, juntamente com o público presente, escolherá a rainha e princesa, as passistas que estarão à frente da bateria da Escola de Samba no dia 18 de Maio.

Então anote: Dia 18 de abril, a partir das 9:00hs da manhã, acontecerá um evento imperdível: O concurso de samba de enredo e escolha da rainha e princesa da bateria da Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tam Tam.

Endereço: Parque Ecológico e Centro Cultural Lagoa do Nado

Rua Hermenegildo de Barros, 904- Bairro Itapoá- Belo Horizonte


Esta é mais uma realização do Fórum Mineiro de Saúde Mental e da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais- ASUSSAM.

Apoiados pelo:

Conselho Regional de Psicologia-MG

Fundação Municipal de Cultura através do Centro de Cultura Lagoa do Nado

Fundação de Parques e Jardins Municipais


"Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. QUE A LIBERDADE SEJA NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA" simone de beauvoir

Débora Del Guerra
Marcha Mundial das Mulheres
"mudar o mundo para mudar a vida das mulheres - mudar a vida das mulheres para mudar o mundo!"
31 - 84992179/ 31 -33270568

Nenhum comentário: