quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A cultura é livre, o jornalismo também

A cultura é livre, o jornalismo também

Seus textos, áudios e vídeos sobre a Conferência Livre de Comunicação para a Cultura imediatamente publicados num blog que agregará toda a cobertura do evento

Mídia livre

Car@ amig@: temos agora uma boa novidade. Todo o material que você produzir sobre o evento, sejam fotos, vídeos, textos, podcast poderão ser automaticamente reproduzidos, com os devidos créditos, num blog criado especialmente para reunir toda a cobertura jornalística do evento. Para quem não acredita, a iniciativa é viável. Aconteceu, por exemplo, na cobertura compartilhada que ocorreu no Fisl (Fórum Internacional de Software Livre) desse ano.

O blog é uma iniciativa conjunta de diversas publicações da rede de Pontos, Pontões e Pontinhos de Cultura e de mídia livre, com o apoio do blog Outras Palavras (São Paulo). Está sendo construído na plataforma WordPress, 100% software livre. Terá dois objetivos complementares.

Servirá para que as próprias equipes que o constroem postem seus textos, vídeos e áudios. Mas terá, ao lado disso, áreas dedicadas à publicação de títulos, resumos e links para outras coberturas. Qualquer site ou blog que difunda material sobre a Conferência Livre de Comunicação para Cultura poderá ser agregado. Basta que esteja preparado para gerar RSS (todos os blogs e a maioria dos sites mais recentes está). Para assegurar a inclusão de seus conteúdos, você pode responder a esta mensagem, fornecendo o endereço web de sua iniciativa: rede social, blog, site, flickr, youtube, picasa, delicious e tantos outros.

A agregação contribui com a Conferência de múltiplas maneiras. Quem quer informação sobre o evento pode encontrar, num mesmo endereço, chamadas para dezenas de matérias, sem necessidade de abrir inúmeros sites. Quem publica textos, áudios e vídeos pode multiplicar sua audiência e repercussão, ao difundir o material junto a outros públicos (para ler o conteúdo completo, é preciso entrar no site de origem, por isso não há perda de leitores).

A agregação permite que os próprios produtores de informação se enxerguem uns aos outros, ampliando as possibilidades de colaboração, durante o evento ou depois dele. A agregação não exige esforço algum de quem produz conteúdos. As matérias serão incorporadas automaticamente ao blog, por RSS.

A sua resposta a esta mensagem ajudará este trabalho. Colabore! Envie um email para cgciutat@gmail.com com cópia para antoniomartinsbrasil@gmail.com com seus dados (nome do Ponto) e endereços de seus sites.

Teremos a maior satisfação de fazer contato com você, desde já ou durante a Conferência. Para trocar figurinhas sobre o evento, discutir pautas e matérias, tramar outras ações conjuntas, tomar um café ou uma cerveja.

Nossos contatos estão abaixo. Ótimo trabalho e até breve.

Carol Gutierrez – Blog Outras Palavras (cgciutat@gmail.com / 11 99138079)

Antonio Martins - Blog Outras Palavras (antoniomartinsbrasil@gmail.com /11 84016311)

Nenhum comentário: