quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Marcha dos Usuários à Brasília-POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL

MARCHA DOS USUÁRIOS À BRASÍLIA –

POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL

A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA, com apoio de diversas entidades, realizará no dia 30 de setembro de 2009, em Brasília, a “Marcha dos Usuários: Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” e conclama todas as associações de usuários e familiares, os serviços substitutivos, entidades e organizações ligadas à Reforma Psiquiátrica a participarem deste ato público.

Neste momento, forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, de forma articulada, utilizam os meios de comunicação de massa; numa verdadeira campanha tentam frear os avanços da Reforma Psiquiátrica, através de discursos que desqualificam os serviços substitutivos, o Sistema Único de Saúde e todas as conquistas da Luta Antimanicomial.

Ouvindo apenas autoridades e especialistas “doutores na matéria”, a imprensa ignora a posição, interesses e avaliação dos usuários, protagonistas destas cenas, e contribui para fragilização do trabalho desenvolvido, ao influenciar negativamente a opinião pública, tentando fazer do fracasso a tradução da assistência ofertada pelos serviços substitutivos. A Reforma Psiquiátrica contraria muitos interesses, eis uma verdade incontestável.

Chega de covardia! Chega de manipulação da informação!

Os usuários dos Serviços de Saúde Mental de todo o país, vítimas do abandono e da violência das instituições psiquiátricas, decidiram manifestar publicamente sua posição em defesa da Reforma Psiquiátrica brasileira e do Sistema Único de Saúde.

São eles os que podem melhor decidir qual destino, qual futuro desejam e sonham construir. São eles, os que hoje frequentam os serviços substitutivos e que têm sua cidadania e inclusão social potencializada, os mais indicados a dizer em qual direção a Reforma Psiquiátrica, patrimônio ético e político da sociedade brasileira, deve seguir e avançar.

Se você quer ser ouvido e lutar por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, organize sua caravana! Ajude a construir essa Marcha! Vamos organizar caravanas para que os verdadeiros protagonistas possam apresentar em Brasília suas vozes e reivindicações, levando ao Presidente Lula e demais autoridades legislativas e judiciárias a disposição de luta em defesa de seus direitos.

A RENILA convida usuários, técnicos e familiares de todo o país a marcharem rumo a Brasília e a participarem das atividades político-culturais “Em Defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” , demonstrando nossa força e criatividade.

MARCHA DOS USUÁRIOS “POR UMA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL” em defesa do SUS, da Lei 10.216/01 e pela realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental!

Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial

Associação Chico Inácio (AM)

Associação. dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de João Monlevade (MG)

Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (MG)

Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (GO)

Associação Verde Esperança (MG)

Associação Loucos por Você (MG)

Fórum Cearense da Luta Antimanicomial (CE)

Fórum Gaúcho de Saúde Mental (RS)

Fórum Goiano de Saúde Mental (GO)

Fórum Mineiro de Saúde Mental (MG)

Instituto Damião Ximenes (CE)

Movimento dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental da Bahia (BA)

Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal (DF)

Núcleo Antimanicomial do Pará (PA)

Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (PB)

Núcleo de Estudos pela Superação do Manicômio (BA)

Núcleo Estadual de Saúde Mental (AL)

Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial (RN)

Núcleo Libertando Subjetividades (PE)

Núcleo Por Uma Sociedade Sem Manicômios (SP)

Blog - http://marchadosusuarios.blogspot.com

e-mail marchadosusuarios@gmail.com


O ESPAÇO SAÚDE - COLETIVO ESTUDANTIL DA SAÚDE - LEVARÁ UM ÔNIBUS DE ESTUDANTES PARA A MARCHA EM BRASÍLIA! FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O ÔNIBUS MANDANDO EMAIL PARA daicbformacao@gmail.com .

HAVERÁ UMA RODA DE CONVERSA SOBRE A MARCHA NO DIA 17/09 (QUINTA-FEIRA), 18H NA ARENA DA FAFICH DO CAMPUS PAMPULHA DA UFMG!

MAIORES INFORMAÇÕES:

DA-ICB: 3409-2543

ISABELA: 8438-3767

RAMON: 9923-9948


http://cursodesaudemental.blogspot.com/

Saudações antimanicomiais,

ESPAÇO SAÚDE

Saúde é luta!


.

__,_._,___

visite www.brigadaspopulares.org

Nenhum comentário: