sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Estados Unidos instalará bases militares no Panamá

Adital -
Estados Unidos abrirá duas bases navais no Panamá, de acordo com uma nota publicada pelo jornal digital Democracy Now! Trataria-se da primeira presença militar estadunidense de grande escala neste país centro-americano, desde o fechamento das bases ianques em 1999, acrescentou o jornal.

Por sua vez, a agência AFP assegurou que as bases seriam instaladas na Baía Piña, no estado de Darién, fronteira com a Colômbia, e em Punta Coca, no estado de Veraguas (300 km ao sudoeste da capital). O governo panamenho anunciou que instalará estas duas bases navais no Pacífico para reforçar a luta contra o narcotráfico em alto mar. No entanto, numerosas vozes críticas advertiram a esse país centro-americano que elas poderiam ser usadas pelos Estados Unidos. Panamá instalará as bases para "manter o compromisso de segurança de nosso território", disse nesta segunda-feira o ministro de Governo e Justiça, José Raúl Mulino.

"Serão (bases) nitidamente panamenhas", onde operarão diferentes instituições de segurança, como o Serviço Nacional de Fronteiras, o Serviço Aeronaval e a Polícia Nacional, agregou.

"Há uma atitude do governo de Martinelli com os norte-americanos de pôr-se de joelhos para entregar parte de nosso território", disse o sindicalista Saúl Méndez à AFP.

"Este é um problema grave porque é um grande retrocesso à luta histórica que o povo panamenho realizou por anos (…) a expulsão da presença norte-americana através de suas bases no país", acrescentou Méndez

A notícia é de Cubadebate com informação do Democracy Now! e AFP

Nenhum comentário: