quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mãe Terra em defesa do Xingu.

Representantes de movimentos indígenas, sociais, feministas, negros, ambientalistas, urbanos, rurais e artísticos, estarão reunidos no dia 15 de outubro de 2009, a partir das 18:30h, no Memorial dos Povos Indígenas – Ver o Rio, em Belém para realizarem o lançamento do “Comitê Metropolitano Xingu Vivo Para Sempre”.

O ato que está inserido dentro da Semana em Defesa da Mãe Terra tem por objetivo criar um ponto de referência e de apoio em Belém às organizações e os movimentos sociais da região do rio Xingu que a mais de 20 anos as vem resistindo a construção das barragens de Belo Monte.

Estarão presentes na mesa de abertura da solenidade de lançamento do Comitê, Antônia Mello do Movimento Xingu Vivo para Sempre (Altamira), Marco Apolo, da Sociedade Paraense em Defesa dos Direitos Humanos (SDDH – Belém) e um representante do Painel que Especialistas que elaboraram um documento paralelo ao RIMA de Belo Monte.

Durante o evento acontecerá rituais indígenas, apresentação de Hip-Hop, poesias e exibição de vídeos.

Este momento servirá também para questionar o modelo de desenvolvimento atualmente proposto para a região amazônica pelos “modernos” empresários, políticos profissionais, e tecnocratas governamentais, e mostrar que mais uma vez a população está sendo ignorada nas suas reivindicações.

Belém, 14 de outubro de 2009.



Nenhum comentário: