segunda-feira, 8 de março de 2010

Organizações realizarão II Encontro Nacional pela Refundação do País

Natasha Pitts *

Adital -
A Frente Nacional de Resistência Popular e o Conselho Cívico de Organizações Populares (COPINH) estão intimando hondurenhos e hondurenhas dispostos a batalhar por um país melhor, a participarem do II Encontro Nacional pela Refundação de Honduras. A mobilização acontecerá de 12 a 14 de março, em La Esperanza, e terá como tema "Instalação da Primeira Assembleia Nacional Constituinte Popular e Democrática".

O Encontro, que faz parte das atividades da agenda 2010 de mobilizações da Frente de Resistência, pretende realizar uma Assembleia do Povo. Durante o evento, os participantes deverão unir todas as ideias e sonhos para reconstruírem um país melhor. O futuro de Honduras será debatido e decidido coletivamente, a fim de se implantarem mudanças que possam ser colhidas pelas próximas gerações.

O Encontro levanta a bandeira de luta pela "democracia participativa e direta, pela soberania, pela autodeterminação, pela justiça, liberdade e dignidade". E chama a população hondurenha unida a aspirar sonhos possíveis como a construção do poder popular e seu exercício, o acesso à água para todas e todos, o respeito às terras e aos territórios, a compreensão do valor das culturais ancestrais e da biodiversidade, e o respeito a uma vida digna para as mulheres.

"Ficam cordialmente convidados e convidadas a debater, pensar, sonhar, propor e lutar por uma Honduras refundada. Refundar é continuar o fio de nossa rebeldia, repensando quais são nossas propostas, as compartilhando e gerando as maneiras de conseguir. Refundar é um caminho de transformação que nos leva a pôr fim às formas de dominação que nos saqueiam, exploram e oprimem", convidam as organizadoras do II Encontro.

Os que se dispuserem a participar do II Encontro Nacional pela Refundação de Honduras deverão levar abrigos e mantimentos como água, café, açúcar, milho e feijão para serem compartilhados com os demais participantes durante os três dias.

Diversas outras atividades propostas pela Frente de Resistência e organizações aliadas terão segmento durante o ano de 2010. No dia 28 de junho, data em que o golpe militar de Estado que tirou Manuel Zelaya do poder completa um ano, será realizada uma consulta popular em todo o país para a convocatória da Assembleia Constituinte.

Ao menos em cada dia 28 de todos os meses a Frente Nacional de Resistência Popular pretende realizar mobilizações junto à população a fim de batalhar pela realização da Assembleia Constituinte, pela condenação da ditadura e para que os horrores deste período não sejam esquecidos e caiam na impunidade.

Nenhum comentário: