terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Comunicado das BPS: Informação Camilo Torres/Irmã Dorothy

PREZADOS/AS MILITANTES, ATIVISTAS E APOIADORES/AS DA LUTA PELA REFORMA URBANA,


As Brigadas Populares conclamam a todos e todas á contribuírem na luta contra o despejo das Comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy, 277 famílias que hoje encontram sobre grave ameaça de perderem tudo que possuem em razão de decisão judicial artificial e injusta.

Procuraremos informar sobre os passos que estão sendo dados no sentido de construir uma solução negociada e justa para a questão. Para tanto enviamos dois documentos (links abaixo) que são os passos tomados até na última segunda-feira (14/02/2011).



COMUNICADO DAS BRIGADAS POPULARES
(REVISADO): Lançamos este documento, que contêm as orientações gerais da proposta de solução sustentável para as comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy. Acreditamos que as ocupações não são um "problema", como querem entender alguns", mas uma solução para o Distrito Industrial do Barreiro, que de acordo com a nossa proposta, a mudança do Plano Diretor para esta área, tornando-a ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), poderia contemplar milhares de famílias sem teto da região do Barreiro, via os programas de habitação vigentes, além de enviar o despejos das comunidades ameaçadas. Este documento foi lançado hoje, porém agora apresentamos a versão com correções necessárias, que por motivo de urgência não foram realizadas.


REUNIÃO NA SEDESE:
Na última segunda-feira, realizamos uma 1° Reunião com o Secretário da SEDESE, Sr. Wander Borges. Nesta reunião contamos com as seguintes presenças: Lacerda Amorim  e Simone Martins (Comunidade Camilo Torres e Irmã Dorothy), Rosa dos Santos (Comunidade Dandara/ BPS), Pedro Otoni (BPS), Frei Gilvander Moreira (CPT/ Rede de Apoio), Emílcio Villaça (Pres. do CONEDH) e o próprio secretário de Estado. Ficou encaminhado que a SEDESE procurará entra em contato com o Gabinete do Governador para discutir a possibilidade de atuação do Governo do Estado no sentido de encaminhar as propostas expostas no ofício encaminhado:   OFÍCIO ENCAMINHADO AO SECRETÁRIO WANDER BORGES - SEDESE ( Conteúdo na íntegra). Sustentamos a posição de que o Governo do Estado de Minas Gerais, conforme o exposto no comunicado acima.


ERRATA:  Ocorreu uma mudança da Reunião no Alto Comando da PM que foi divulgada no Comunicado acima, ela foi adiada para quarta-feira (16/02/2011). Em conversa telefônica, com o Secretário Wander Borges, o Comando da PM afirmou que esta reunião será uma de muitas, pois além de efetuarem o despejo, segundo eles, a PM necessita de respeitar outras leis como o Estatuto do Idoso e da Crianças (ECA). Porém é necessário concentramos esforços para que estes despejos não aconteçam, pois este mesmo argumento foi usado pela PM nas ocupações das BPS  Caracol (2006), João de Barro I (2007), João de Barro II (2007), e todas elas foram despejadas.


Agradecemos a todas as iniciativas e apoios que estamos recebendo, em especial aos diversos coletivos de apoiadores que estão se formando,


Sim a Negociação! Não ao Despejo. Por uma cidade onde caibam todos e todas.

Saudações Brigadistas


Secretariado das Brigadas Populares

OBSERVAÇÃO: SOLICITAMOS O REPASSE  DESTE E-MAIL PARA SEUS CONTATOS.

Nenhum comentário: