quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ministro da Ciência e Tecnologia declara apoio ao Marco Civil da Internet



POSTED BY ADMIN ON MAIO - 15 - 2013
Marco_Civil_da_Internet
Marco Antonio Raupp, Ministro da Ciência e Tecnologia, declarou nesta quarta feira o apoio do governo federal ao Marco Civil da Internet. A declaração ocorreu durante a cerimônia de abertura do WWW 2013, conferência mundial sobre a Web que ocorre no Rio de Janeiro até sexta feira.
“O Governo Brasileiro tem dado exemplo de que quer uma Internet moderna, colaborativa e descentralizada. Apoiamos o projeto do Marco Civil da Internet, que criará uma rede que preservará estes princípios”, afirmou o Ministro durante sua fala de abertura.
Raupp também destacou o modelo de governança do Comitê Gestor da Internet no Brasil e seu caráter multissetorial, que possui nove representantes indicados pelo governo e 12 da sociedade eleitos de forma democrática e transparente. “Nenhum setor detém isoladamente a hegemonia. No CGI.br todas as decisões são tomadas por consenso”.
Virgílio Almeida, secretário de política e informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e Coordenador do CGI.br, também presente à Cerimônia destacou o entusiasmo do brasileiro com a Internet. “Hoje a Internet é tão popular no Brasil quanto o futebol ou o carnaval. O número de usuários cresce em ritmo acelerado, superior ao dos EUA e principais países da Europa.” Almeida também declarou seu apoio aos princípios do Marco Civil da Internet. “O Brasil é um país que apoia a liberdade e privacidade da Internet.”
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
Com informações da Assessoria de Comunicação NIC.br.

Nenhum comentário: