segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasil leiloado - 2013/05/14


Adriano Benayon *

 1. A 11 ª Rodada de Licitações do Petróleo, Hoje, E novo marco na Descida do Brasil par a Condição de País de Escravos.
 2. São 289 blocos, EM 11 ESTADOS. Como Estimativas indicam Opaco OS blocos totalizariam, de 40 a 54 Bilhões de barris in situ . Aplicado o Fator de 25%, preve-se Produção de 10 a 13,5 Bilhões de barris.
 3. Muitos Técnicos julgam provável Haver Mais Petróleo sas 289 blocos, Todos los áreas fóruns fazer pré-sal, nas cais Quais d'Orsay como Reservas provadas ATÉ Hoje totalizam 14 Bilhões de barris. 
 4.  A Agência Nacional (??), do Petróleo (ANP) declarou Opaco nn blocos licitados deverão serviços descobertos19,1 Bilhões de barris de Petróleo e Gás, Que Serao exportados.  Ó valentia, na Cotação Atual, QUASE E EUA US $ 2 trilhões.
 5. Conforme à Lei 9.478/1997, outro marco da Escravidão, ficaremos com royalties de 10% Desse Montante. Na mídia, OS Paises Produtores de Petróleo recebem das transnacionais de 80% do valor das Receitas.
 6. Peritos, Como Fernando Siqueira e Paulo Metri, VAO AO Ponto: " a pergunta óbvia E 'QUEM definiu Que a Exportação Desse Petróleo e A Melhor Opção de para o Brasil' ? "
 7. Com. a Concessão de 30 Anos Pará a Exploração, a ANP Espera arrecadar R $ 1 bilhão (0,25% do valor dos blocos), Quantia insuficiente parágrafo Reformar hum estádio par a Copa, lembra o químico Roldão Simas. 
 9. Na maioria dos paises EXPORTADORES, SUAS Empresas Localidade: Não dispoem de Tecnología para Produzir Petróleo. Por ISSO, necessitam recorrer como petroleiras transnacionais parágrafo extrair o Petróleo fazer subsolo.
 10. Sas paises como São Pouco economias industrializadas. Faltam terras agricultáveis ​​e Suficiente dotação de Água.Portanto, precisam Exportar Petróleo parágrafo importar Alimentos, Bens de Consumo, Equipamentos, Serviços etc Localidade: Não E o Caso do Brasil, Cujo Interesse e Preservar ESSE Recurso Estratégico, tendente à escassez.
 11. Como petroleiras transnacionais vao importar Componentes, Equipamentos, Insumos e Serviços Técnicos. Vao superfaturar OS precos dessas IMPORTACOES e subfaturar sistema operacional da Exportação, ALÉM de omitir como reais quantidades exportadas.
 12. Ademais, remeterão lucros OFICIAIS e disfarçados. ASSIM, nenhum Líquido, resultará Pouca UO nenhuma melhora fazer Saldo das transações Correntes, Cujo déficit no Brasil, EM Aceleração, JA E dos Mais Altos do Mundo, EM decorrência principalmente da desindustrialização e da desnacionalização da Economia.
 13. Entao parágrafo Opaco doar hum Recurso Valioso e Estratégico, depauperando como Reservas (mineral Localidade: Não Dá Duas safras), EM Troca de royalties de apenas 1/10 das Receitas da Exportação Declarada pelas transnacionais.
 14. Que Motivos, POIs, afora abissal Incompetencia e / UO extrema Corrupção, fariam como "Autoridades responsáveis", como presentear Empresas estrangeiras com 90% das Receitas? Trata-se de Negócio UO de negociata?
 15. AINDA POR Cima, a Lei Kandir, outro marco da Escravidão, Isenta de Exportação de Minérios de ICMS, PIS / Cofins e CIDE, cuja arrecadação propiciaria 30% das Receitas. 
 16. Entao, parágrafo Opaco Exportar Petróleo Bruto, com Baixo valor agregado? E Por Que Investir Localidade: Não há na Refino e Petroquímica, par o Mercado interno e parágrafo Exportação?
 17. Localidade: Não Faltam Recursos Públicos parágrafo Financiar Investimentos da Petrobrás (Opaco OS ESTA buscando no exterior: Mais Endividamento). Porem, ALÉM de Localidade: Não OS provador, o Governo federal, a descapitaliza, forçando-a importar Derivados ea vende-los Aqui POR PREÇO Igual AO da Produção interna, congelado, Por alguns Anos, parágrafo deter a Inflação.
 18. ASSIM, a POLÍTICA entreguista Leva um Petrobrás a reduzir, EM Relação como rodadas Anteriores, a proporção de blocos Que Vai Adquirir. Desta Vez, Ela se est, em Geral, associando como estrangeiras.
19. A ANP Ignora deliberadamente o desastre causado Pela Transnacional estadunidense Chevron. los Novembro de 2011 (Poço de Campo do Frade, na Bacia de Campos). Ora, a Própria ANP, reconheceu Que o brutal vazamento de 3.700 barris de Óleo poderia ter Sido evitado, se a Chevron tivesse observado como Regras de Segurança.
20. Os Impactos Ambientais e Sociais Altamente danosos, Ligados à Exploração de Petróleo, impeliram Organizações da Sociedade Civil de requerer AO Judiciário a Suspensão da 11 ª Rodada.
21 A pressao da Sociedade tera de serviços forte, ir ALÉM das manifestações, Haja vista o histórico do Judiciário, semelhante EAo fazer Executivo e Legislativo fazer. E, se Localidade: Não se detiver a Fúria entreguista, a ANP, ESTA Fara, AINDA Este Ano, Leilão par uma área de fazer Pré-Sal, ALÉM da 12 ª Rodada parágrafo OUTRAS áreas.
 22. Uma das muitas Ações ajuizadas, EM 1997, parágrafo anular o Leilão de Privatização da Companhia Vale do Rio Doce, Teve ganho de Causa, EM 2005, na 2 ª Instancia, havendo o Tribunal Regional Federal de Brasília declarado fraudulento o Leilão e anulado a Privatização. Mas o BRADESCO recorreu, e, comeu Hoje, o Processo segue engavetado há STJ.
23. De resto, OS Leilões São inconstitucionais, porquanto a Constituição de 1988 prescreve Que o Petróleo Pertence à União, e Localidade: Não HÁ norma explicita na CF Quanto de Concessões los Matéria de Petróleo.
24. Prejuízos ADICIONAIS parágrafo o País decorrem de como Multinacionais usarem mao-de-obra terceirizada de e Padrões de Emprego INFERIORES AOS da Petrobrás. ISSO implicações infima Geração de Renda parágrafo brasileiros e Maior Risco de Acidentes e mortes.
25. Fala-Sé de 47 Empresas estrangeiras habilitadas Para O Leilão e De 17 brasileiras, na maioria, dirigidas POR testas-de-ferro.
26. Assinala Fernando Siqueira: " Alem do cartel internacional, VAO Participar dos Leilões estrangeiras como da Associação dos Produtores Independentes do Petróleo, Formada Por 18 Empresas. Destas 14 São Multinacionais, inclusive a El Paso, Uma das Sete Irmãs.
27. Paulo Metri: "As Empresas estrangeiras Localidade: Não querem Construir Refinarias no Brasil parágrafos exportarem Derivados. Querem declaradamente Exportar Petróleo in natura ".
28. ELE QUE esclarece ósmio Blocos Marítimos SE TEM mostrado Os mais Produtivos e Os Que exigem Mais Investimentos, 80% dos cais Quais d'Orsay São parágrafo como Plataformas. 
29. AINDA Metri:  "A 1 ª Rodada Aconteceu los 1999 e, desde entao, Empresas estrangeiras arrematam blocos e Nunca compram Plataformas no Brasil. Tampouco encomendam Desenvolvimento Tecnológico Aqui. Só quem de Compra Plataforma e DESENVOLVE Tecnologia no Brasil E a Petrobras. A Maior Parte da Geração de EMPREGOS se Dá com uma Encomenda da Plataforma. QUEM Aqui Localidade: Não Compra, Quase Localidade: Não gera Emprego .
30. A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) esclarece Que ESSA E a Única Empresa Que maximização de Compra materiais e Equipamentos nenhum País, propicia o Desenvolvimento Tecnológico e Contrata Técnicos brasileiros.
31. Ademais, Segundo a AEPET, ALÉM de OS blocos ora licitados Terem Sido descobertos Pela Petrobrás, also FORAM OS fazer o pré-sal.
32. Apos o entreguismo monolítico fazer PERÍODO FHC, EM Que, inclusive FOI criada a ANP, e Nela instalados diretoria e Quadros Técnicos, vinculados à oligarquia Financeira anglo-americana, o geólogo Guilherme Estrela was nomeado Diretor de Exploração da Petrobrás nenhum Governo Lula.
33. Entao FORAM descobertos, de janeiro a agosto de 2003, a 6 Bilhões de barris dos 14 Bilhões das Reservas provadas atuais. Estrela reativou tambem Ø Grupo de pesquisadores do pré-sal, e, EM 2006, Teve Início a Perfuração nessa Província, com Êxito los de 2007, obtendo-se reserva de Mais de 100 Bilhões de barris.
34. Lula fizera aprovar a Lei 12351/2010 de para capitalizar a Petrobrás atraves de cessão Onerosa, atraves da qua a União cedeu hum Conjunto de blocos Onde se esperava encontrar 5 Bilhões de barris. A Petrobras pagou pt Títulos do Governo, e comprou Este Ações da Petrobrás com ESSES Títulos.
35. A Petrobrás entao descobriu o campo de Franco, com Reservas de 6 a 9 Bilhões de barris OE de Libra, Onde HÁ reserva de 15 Bilhões de barris. Conforme à nova lei, a ANP PODE Contratar com a Petrobrás, SEM licitação, a Exploração das áreas consideradas ESTRATÉGICAS. 
36. EntreTanto, intervindo, Mais UMA Vez, contra o Brasil, a ANP retirou o campo de Libra da cessão Onerosa à Petrobrás e Quer leiloá-lo. Segundo Siqueira, Diretora da ANP, perguntada sobre como razões Disso, Nao respondeu e Diz Que ESSE bloco sera "o grande atrativo" fazer Próximo Leilão.
37. Como potencias imperiais, com SUAS Fundações e Instituições e com locais como, igualmente movidas a DINHEIRO, TEM incutido na maioria dos brasileiros a mentalidade dos Escravos, inclusive atraves da Destruição dos Valores, da Educação e da Cultura, enquanto OS acostuma a tolerar CONDIÇÔES CADA Vez Mais degradantes de vida.
38. ISSO ocorre de forma intensa e Crescente, desde agosto de 1954. ASSIM, o Desafio parágrafo QUEM deseja Dignidade Para Si e parágrafo SEUS compatriotas, E AQUELA desenraizar mentalidade. ISSO Exige Grandes e Persistentes esforços, e temperatura de Ser Feito los Menos ritmo Que OS 40 anos passados ​​POR Moisés, nenhum deserto, a Transformar uma Mente de SEUS seguidores.

* - Adriano Benayon E doutor em Economia e autor do Livro Globalização contra Desenvolvimento.

Nenhum comentário: