sábado, 2 de novembro de 2013

[EUA] Prisioneiro enviado à solitária por portar “abundante quantidade de publicações anarquistas”

migs
por Will Potter
Um detento em Illinois está no confinamento da solitária desde julho por possuir “abundante quantidade de publicações anarquistas” e “textos escritos a mão relacionados ao anarquismo”, de acordo com os documentos da prisão.
Mark “Migs” Neiweem é prisioneiro na prisão de segurança máxima “Pontiac Correctional Center”. Além das publicações e de seus escritos sobre o complexo industrial prisional, também foi encontrado na posse de símbolos anarquistas, incluindo um “A na bola” e um “E no círculo” (o último que representa Igualdade, é descrito no relatório da prisão como representativo da “Guerra de Classes, os 99%”).
“Eu faço este trabalho desde 1979 e não consigo lembrar de nenhum outro caso em que alguém recebeu uma notificação disciplinar por algo tão obviamente político quanto isso”, disse Alan Mills, advogado de Neiweem’s e professor na Universidade Northwest (Noroeste).
Neiweem também possuía documentos da Cruz Negra Anarquista (CNA) em sua cela, que o Departamento de Correção de Illinois descreve como “uma organização política que apoia abertamente aqueles que cometeram atividade ilegal na prossecução de objetivos revolucionários”. Esta é uma forma ameaçadora de dizer que o grupo escreve cartas para prisioneiros e solicita doações para que eles possam comprar comida do comissário da prisão.
Oficiais da prisão passaram meses investigando Neiweem, vasculhando sua cela e até mesmo utilizando um informante confidencial para obter mais informações sobre suas perspectivas acerca do anarquismo. De acordo com um relatório disciplinar do dia 8 de agosto, 2013, Neiweem foi identificado pela Unidade de Inteligência como anarquista, e o informante confidencial relatou que ele estava tentando recrutar outros prisioneiros para “fazer parte de um coletivo”.
Em uma escuta disciplinar, na qual Neiweem não obteve permissão da presença de um advogado, foi enquadrado na violação de duas regras departamentais: posse de símbolos de gangue e posse de “material escrito que apresenta séria ameaça para a segurança das pessoas ou das instalações”.
neiweem abc art
No entanto, Neiweem não está sendo acusado de conspirar para ferir guardas ou outros prisioneiros; suas ideias políticas por si só são descritas como uma ameaça.
“Em nenhum momento eles sequer lhe perguntaram, “O que é Anarquismo?”, disse Mills. “Se eles realmente lessem o que ele escreveu, teriam uma impressão muito diferente sobre o que anarquismo realmente significa”.
Para Neiweem, anarquismo significa solidariedade e apoio mútuo – pessoas confiando umas nas outras, ao invés de confiar na polícia, nos tribunais e nos políticos. Significa se opor “ao patriarcado, à homofobia, ao sexismo, ao racismo, ao genocídio, ao encarceramento em massa, à destruição ambiental, ao capitalismo”. Em uma declaração pública, ele disse que o apoio que recebeu enquanto está preso apenas reforçou estas ideias antiautoritárias: “Todos estes atos de solidariedade continuam a provar o quão maravilhosa realmente é a humanidade e as pessoas, e demonstram porquê nós não precisamos de um Estado e de uma força para regular e paralisar nosso crescimento, nos impedindo de experienciar nossa humanidade plena”.
O conselho de revisão da prisão (prison review board) não retornou telefonemas buscando informações sobre essa história.
Neiweem foi movido para a solitária no dia 13 de julho. Suas punições incluem 6 meses de cela segregada, sem acesso ao pátio da prisão e sem contato de visitas por 6 meses. Por meio de uma medida incomum, ele recebe mais tarde um companheiro de cela: um supremacista branco.
“Eles estão em uma cela muito pequena sem poder sair durante o dia”, disse Rachel Unterman, que trabalha com o Comitê de Apoio à Neiweem. “[Oficiais da Prisão] estão fazendo tudo o que podem para o degradarem. Mas ele está incrivelmente espirituoso”.
Unterman diz que ela não conhecia Neiweem antes de ser preso, mas ela voluntariou-se no Ocuppy Chicago e ajudou a organizar os protestos contra a reunião da OTAN também em Chicago, em 2012. Na sequência dos acontecimentos deste protesto, Neiweem e outros – apelidados de os 5 da OTAN – foram alvo de policiais infiltrados e presos. A polícia os acusou de tentar utilizar dispositivos incendiários; os advogados dos direitos civis questionaram o peso que os informantes da polícia tiveram neste caso.
Como parte de seu castigo, também contaram para Neiweem que teria seu tempo de “bom comportamento” revogado, o que significa que ele não será qualificado para libertação antecipada. Unterman e outros ativistas organizaram uma campanha de ligações e cartas para Neiweem. Como pequena vitória, o Departamento de Correções de Illinois recentemente reduziu o tempo de bom comportamento perdido de Neiween de 3 meses para 1 mês. Sua libertação está marcada para o dia 12 de dezembro.
Entretanto, ele ainda tem em torno de dez semanas restantes no confinamento da solitária.
“Eu estendo meus braços e toco ambas as paredes como espaço de sobra”, ele diz em uma carta para seu apoio legal. “Eu não sei as dimensões, mas é de longe a menor cela em que eu já estive. A parte da frente é de placas de aço com algumas perfurações e a pequena vista é de uma parede de tijolos 10 passos distante. Não há luz, mas a que deixam acesa permanece por 24h…”
“Por favor, me envie fotos de pessoas, lugares, e coisas. Estas paredes são feias”.
Tradução > Malobeo
agência de notícias anarquistas-ana
Teus olhos formam
das ázimas lágrimas
rios que retornam ao mar
Anibal Beça

Nenhum comentário: