Contianuação de textos discusão sobre Democracia
Heitor, em que pese eu concordar, em tese, com o que você diz, eu lhe pergunto: em que país no mundo, hoje, segundo os critérios apresentados, há democracia de fato?
Caro Flávio e todos:
Neste end é possível acessar a lista do IDH da ONU para cada nação.
Talvez tenhamos, um dia, um IDD - Índice de Desenvolvimento Democrático e teremos condições de responder de forma mais científica tua questão.
De qualquer forma, países que se encontram nas primeiras posições do IDH, "índice usado pela ONU para medir o desempenho dos países em três áreas: saúde, educação e padrão de vida", estão mais próximos de serem democracias de fato.
Se considerarmos ser impossível ao ser humano realizar qualquer coisa ao nível da perfeição, teremos de deixar o conceito de democracia de fato ideal ou utópico pelo de democracia de fato real e possível no presente momento histórico. Comparando os 10 primeiros da lista do IDH, com base nos critérios que mencionei, será possível verificar a diferença existente em relação ao Brasil.
Mesmo os EUA, que vendem a imagem de maior democracia do mundo, ainda está longe disto, conforme este sítio em inglês, que o considera uma plutocracia: http://www.ratical. org/corporations Isto se torna ainda mais notável, caso consideremos o desrespeito dos EUA pelos direitos de outras nações, tornando-se o maior país terrorista da face da Terra: http://www.midiaind ependente. org/pt/red/ 2003/12/269975. shtml
Em que país não há elites que interferem de modo determinante nos destinos da nação? Em que país há idênticas condições para todos os grupos étnicos e para ambos os gêneros? Em que país se revê todos os erros cometidos por gerações passadas? Em que país não se devasta, por pouco que seja? Em que país não há algum grau, por pequeno que seja, de corrupção?
Portanto, como tu dizes, o que temos de considerar, é o grau em que tais critérios são ou não respeitados. A concentração de riqueza, coisa que a ONU, por ser lacaia dos EUA, não inclui no IDH, é um fator que demonstra a falta de democracia. Enquanto no Brasil 1 % concentra a metade dos bens, nos EUA, isto ocorre com apenas um quarto conforme artigo do Jornal do Brasil: www.ebooksbrasil. org/eLibris/ cartilhaeleitora l.html ou http://www.sociolog os.org.br/ textos/outros/ conctrda. htm
Eu mesmo respondo: nenhum. Pode haver graus mais aceitáveis dos desvios citados, mas sempre há e sempre haverá desvios.
Portanto, o que é importante também nos perguntarmos é quem tem o maior ou o menor desvio e se em áreas mais ou menos relevantes.
O que importante perguntar-se seria: avançamos, ao menos alguns milímetros, em direção ao ideal? ... Eu acho que sim, em alguns aspectos, principalmente quanto à distribuição de renda. Pode ser que o objetivo do texto seja exatamente negar isso, dizer que só há retrocessos e que somos uma 'ditadura' ... (com uma aceitação popular absurdamente alta, diga-se de passagem). Acho isso maniqueísmo.
Não há um único aspecto em meu texto que aponte na direção de negar que as migalhas do atual governo para o povo não sejam mais significativas que as de governos anteriores. Nem que só houve retrocesso. Fotografei a situação atual. Se ninguém conseguir provar que há algo errado em meus argumentos, eles deverão ser respeitados como coerentes e reais até prova em contrário. Quanto às conclusões que deles se pode tirar, o ideal seria que fossem respaldadas por fatos e não por suposições.
O próprio IDH citado acima comprova que avançamos realmente, mesmo com todas as deficiências naturais da ONU que não coloca o dedo na ferida: a concentração da riqueza. Isto pode ser visto no índice GINI, onde o Brasil é o décimo colocado: http://messageboard s.aol.com/ aol/en_us/ articles. php?boardId= 534910&func=5&articleId=38397&channel=Tu+Gente&ignoreKillFile= 1
Mas já foi pior... Portanto, estamos melhorando. Muito lentamente, mas estamos.
Seja como for, cada povo tem o IDH, Gini e o rítmo de desenvolvimento que fizer por onde merecer.
Dialeticamente
Heitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário