Google+ Badge

terça-feira, 5 de agosto de 2008

TV INTERTRIBAL Vídeos e informação na Internet

TV INTERTRIBAL
Vídeos e informação na Internet


O Comitê Intertribal, dirigido pelo líder indígena Marcos Terena, lança dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, o site da TV Intertribal (
www.tvintertribal. com.br), uma web Tv totalmente dedicada a veicular conteúdos de texto, áudio e vídeo sobre as nações indígenas brasileiras. O portal foi desenvolvido pela produtora Fábrica de Fantasias Luminosas, de Brasília, em parceria com a Hot Media, empresa de tecnologia baseada em Porto Alegre. A Tv Intertribal já está no ar em caráter experimental desde o início deste mês. Dois documentários estão sendo exibidos : IX Jogos dos Povos Indígenas, realizados em outubro nas cidades de Olinda e Recife, em Pernambuco, e Corpo a Corpo, vídeo-poema sobre o Povo Ianomami, ambos realizados pelo cineasta Ronaldo Duque, um dos idealizadores do site.


A TV Intertribal também está mostrando uma reportagem sobre a Primeira Mostra Vídeo Índio Brasil, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no final do mês de junho. Exibe ainda entrevistas com o sertanista Sidney Possuelo e com a fotógrafa inglesa Sue Cunningham sobre a exposição Coração do Brasil. "O site é uma janela aberta para o mundo. Inicialmente, além do português, estaremos traduzidos para os idiomas inglês e espanhol. Vamos reunir o que existe de melhor entre filmes e vídeos sobre os índios brasileiros. Vamos produzir programas e reportagens por esse Brasil a fora com o apoio de videastas indígenas e estudantes de comunicação, usando equipamentos ágeis, práticos, de fácil manuseio. Nossos 'correspondentes' são todas as pessoas desse país que respeitem nossas origens e os milhares de 'parentes' que resistem em nossos cerrados e florestas por mais de 500 anos", acrescenta empolgado Ronaldo Duque.


Para Marcos Terena, atualmente diretor do Memorial dos Povos Indígenas, museu construído por Oscar Niemayer em Brasília, a criação da TV Intertribal representa um avanço extraordinário na divulgação da cultura, na defesa dos direitos dos povos indígenas brasileiros e a política de acesso a novos conhecimentos, tecnologia e informações.

(Assessoria do Memorial dos Povos Indígenas)
Telefones: (61) 3344-1155 / 3344-1154

Nenhum comentário: