quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Assembléia Popular de João Pessoa contra o aumento abusivo de 15,77% nas contas de energia

ASSEMBLÉIA POPULAR

“Mutirão para um Novo Brasil”

­­­­­­­­­­­­­­­­____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _____

João Pessoa, 09 setembro de 2008.

Assembléia Popular de João Pessoa contra o aumento abusivo de 15,77% nas contas de energia

A Assembléia Popular Nacional vem construindo o debate e a luta da questão energética no Brasil a bastante tempo. A primeira vez que esse debate se tornou mais conhecido, foi na tentativa de denunciar as altas taxas de energia cobradas aos/as cidadãos(as) em contradição com os privilégios que as grandes empresas dispõe. Foi exatamente em 2007 no plebiscito da Vale, em que trouxemos a questão para que o povo opinasse. Esse ano(2008) o conjunto dos debates, das mobilizações e formações são na tentativa de garantirmos ao maior número de pessoas(18 milhões de brasileiros/ as) a chamada tarifa social, garantida por lei sob a forma de liminar, na qual todos/as aqueles/as que consomem até 220 kW será considerado automaticamente como tarifa social, o que significa desconto que podem chegar até 65%.

Aqui na Paraíba, a Assembléia Popular vem travando uma luta com a empresa que mais lucra no estado, a ENERGISA( antiga SAELPA), do grupo Leopodina Cataguazes, sediado em Minas Gerais, mas com capital estrangeiro Português. A ENERGISA tem se recusado a receber as auto-declaraçõ es que garantem ao povo o direito á tarifa social. Por outro lado seguimos na realização de dezenas de assembléias populares em vários municípios, em que além da mobilização em torno das entregas de auto-declaraçã o, também alertamos para a forma dissimulada, manipuladora e criminosa com que a energisa vem tratando o tema da energia, em especial aos mais pobres através de seu cartão de visitas, o projeto comunidades.

Ainda não bastasse essas, e outro conjunto de problemas causados a população, esse quadro se agrava com mais um golpe certeiro no bolso do povo. No dia 27 de agosto, a energisa reajusta o preço da energia em 15,77%, motivo esse que gerou revolta e indignação aos movimentos sociais populares e a sociedade em geral. Sessões especiais na assembléia legislativa e na câmara de vereadores marcaram a disposição e o sentimento de repúdio a uma empresa que tem como figura maior o seu presidente, Marcelo Rocha, símbolo da ganância, da ameaça e da arrogância, expressa em freses como ” é melhor uma energia cara e boa do que uma escuridão barata.”

Por isso afirmamos que o momento nos exige levar a indignação adiante, e preparemos um plano de ações que tenham as ruas e as comunidades como foco, realizando assembléias populares mais amplas possíveis.

Assim, estamos lhe convidando a construir a luta contra o aumento de 15,77% e pela tarifa social, com nossa assembléia popular de João Pessoa, marcada para o dia 11.09(quinta- feira) ás 18:30h no sindicato dos comerciários.

Água e energia!!! Não são mercadoria

Pátria livre!!! Venceremos!! !

Nenhum comentário: