sexta-feira, 31 de outubro de 2008

lançamento do satélite da Venezuela

A TV Comunitária de Brasília transmitiu ao vivo, ontem,em cadeia com a Telesur, o lançamento do satélite da Venezuela. Oxalá pudéssemos transmitir o lançamento de uma satélite brasileiro e assistir a reestatização da Embratel, criminosamente privatizada para bandidos, primeiramente para uma empresa criminosa/falida dos EUA e, depois, para o Carlos Slim.
Saludos,
Paulo Miranda
Hugo Chávez e Evo Morales assistiram juntos ao lançamento, que foi transmitido ao vivo na televisão venezuelana
> Agência Estado e Dow Jones
>
> CARACAS - A Venezuela lançou nesta quarta-feira, 29, seu primeiro satélite, a partir de um centro espacial na China. O lançamento do satélite Simón Bolívar, também conhecido como Venesat-1, foi transmitido ao vivo pela televisão estatal venezuelana e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e seu colega boliviano, Evo Morales, assistiram juntos ao evento. O Venesat-1 é o primeiro dos dois satélites que o governo venezuelano pretende colocar em órbita.
> A China desenvolveu e lançou o satélite a partir do centro de lançamento de satélites de Xinchang, localizado 64 quilômetros ao noroeste de Xinchang, disse o Ministério da Informação da Venezuela em comunicado. O governo Chávez gastou mais de US$ 400 milhões no projeto do satélite. "Agora o satélite está em órbita", disse Chávez logo após o lançamento, a partir do centro de operações em Ciudad Bolívar.
> Segundo ele, o Venesat-1 terá vida útil de 15 anos. "Em janeiro, o satélite estará ativo em vários projetos", disse o presidente, sem dar mais detalhes. O Venesat-1 deverá prover serviços de telefonia e transmissões de televisão da Venezuela a outras partes da América Latina. O país andino também informou que o lançamento do segundo satélite está previsto para 2013.
> Chávez manifestou o desejo de desenvolver um satélite em 2005 e recebeu ofertas da Rússia, França e Índia, antes de aceitar a oferta chinesa para desenvolver o aparelho. O líder esquerdista tem enfatizado freqüentemente a necessidade da Venezuela ter o próprio satélite e reduzir a dependência da tecnologia estrangeira.
> Como parte do acordo com os chineses, a Venezuela tomará o controle e irá operar o satélite com a empresa CA Nacional Telefonos de Venezuela (CANTV), a estatal de telecomunicaçõ es que Chávez nacionalizou em 2007.

Nenhum comentário: