Fechamento da Radio Comunitária Taquaril FM 102,7.
E com muito pesar que informamos a todos os amigos, colaboradores, parceiros e associados sobre o fechamento da Radio Taquaril FM 102,7 ocorrido no dia 12 de Dezembro ultimo, quando fomos surpreendidos por um grupo composto por policias federais e agentes de fiscalização da ANATEL, que desligaram e apreenderam os equipamentos de propriedade do Centro Comunitário Pro Construção e Desenvolvimento do Taquaril.
Lamentamos informar que a Radio era o único canal de comunicação e divulgação dos programas sociais dos governos como o Fica Vivo que visa a combater a violência e o abuso do uso de drogas entre os jovens como também cumpria um importante papel na articulação do grupo de Defesa Civil para a mobilização, cuidados, e prevenção para os quase 3 mil moradores em áreas de risco que vivem no Conjunto Taquaril.
Fundada em 2000 a Radio Taquaril teve como objetivo principal salvar vidas, atuando em parceria com os moradores o Poder Publico e o Comando da defesa civil da capital mineira.
Desde a fundação da Radio Taquaril, o Conjunto que antes era palco de tragédias terríveis e matéria jornalística da mídia convencional nos períodos chuvosos, passou a ser exemplo de mobilização da Defesa Civil a partir de campanhas de conscientização e onde encontrar socorro realizadas pelos integrantes do núcleo na emissora comunitária.
Também era o palco da articulação das diferentes entidades comunitárias, artísticas e religiosas existentes no conjunto e na cidade.
Infelizmente, o poder publico, que nos nega o direito a vida , a dignidade, direitos constitucionais como a moradia digna, educação de qualidade, saúde esporte, cultura e lazer, e o mesmo que nos empoe a responsabilidade de trabalhar as suas grandes campanhas como o Combate a dengue, a formação e atuação nos núcleos de defesa civil, a participação nos conselhos de segurança publica. Enfim nos mandam nos virar se quisermos nos manter vivos, e estrategicamente nos negam o direito constitucional da comunicação.
A Radio Taquaril FM 102,7, após cumprir todas as exigências legais, teve negado o seu pedido de licença para funcionamento pelo Ministério das Comunicações protocolado em 2006 sob o numero 53.000.050796/06.
Fica aqui nosso veemente protesto.
Neste momento em que o povo brasileiro se mobiliza e se solidariza com a tragédia de Santa Catarina, e se preocupa com outras regiões e comunidades que estão vivendo em constante alerta devido as intensas chuvas. A comunidade do Conjunto Taquaril foi privada de seu instrumento mais importante de comunicação para a vida.
P/ Radio Comunitária Taquaril FM 102,7.
Edneia Aparecida de Souza- Presidente do CECOMPCD-TECA
Nenhum comentário:
Postar um comentário