sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

noticias

Manifestantes ocupam sede da Petrobrás e exigem cancelamento da 10ª rodada de leilões
"Mais de 500 pessoas acabam de ocupar a sede administrativa da Petrobrás, na Avenida Chile, Centro do Rio, nessa manhã de quarta, 17 de dezembro. Os manifestantes exigem o cancelamento dos leilões, em especial, a 10ª Rodada de Licitações do Petróleo e Gás brasileiros, que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) convocou para os dias 18 e 19 desse mês. A mudança da legislação que regula o setor de petróleo e gás, permitindo a privatização desses recursos minerais, é outra reivindicação da ocupação. Esta é a segunda ocupação esta semana. Segunda-feira, em Brasília, os movimentos sociais ocuparam o Ministério de Minas e Energia."
"Agradeço o convite para participar neste encontro. Em primeiro lugar, transmito o pedido do companheiro Fidel Castro em transmitir suas saudações. Ele os acompanhou antes da reunião realizada em 2006, na Argentina. Em nome de Cuba, reitero a amizade e solidariedade de um povo-irmão. Com justificado otimismo, seguimos de perto o valoroso empenho das nações do sul do continente, a favor de sua integração, complementação econômica e defesa de seu espaço regional."
"É com profunda alegria que informamos que no dia 3 de dezembro, por volta das 17 horas, Lucía Andrea Morett Álvarez voltou ao México depois de um longo e injustificado exílio após a perseguição da qual foi vítima ao ser a única sobrevivente do grupo de cinco jovens mexicanos que estavam visitando um acampamento das FARC-EP localizado na província de Sucumbios, no Equador, onde quatro deles morreram assassinados após os indiscriminados bombardeios executados pelo exército colombiano sob as ordens diretas de Álvaro Uribe Vélez."
"Existem ainda muitas lacunas sobre o grave incidente que levou à ruptura de relações diplomáticas entre o Equador e a Colômbia. Entre eles, um dos que mais se destaca, é o vôo de um avião HC-130, matrícula 1708 do Pentágono, que decolou da Base de Manta nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, supostamente para uma missão anti-narcóticos. "
A história da grande vitória operária em uma ocupação fabril que dominou os titulares através do país e inspirou a sindicalistas e ativistas de base de todo o mundo.
"Com um voto unânime, e depois que o Bank of America e outros se comprometeram a financiar o pagamento de cerca de $2 milhões em indenizações, férias remuneradas e seguros de saúde, os operários da usina de Republic Windows and Doors, em Chicago, puseram fim à sua ocupação fabril, que durou seis dias a partir do dia 5 de dezembro.
"Todo mundo está se sentindo fantasticamente bem", disse um cansado porém exuberante Armando Robles, presidente do Local 1110 de United Electrical, Radio and Machine Workers (EU)."
"A comemoração dos 80 anos do Massacre das Bananeiras, em Ciénaga no dia 6 de dezembro de 1928, serve para transcender ao funesto episódio da indústria bananeira na Colômbia, resenhar os modos de produção que já fazem um século e mostrar como eles transluzem as formas que adotaram a presença das empresas norte-americanas. "
"Como uma amostra clara da crueldade do regime ditatorial do narco-terrorista Álvaro Uribe Vélez, situado na sala presidencial da Colômbia com seus bandidos que vão de Juan Manuel Santos, Min. Da Defesa e o General Freddy Padilla de Leon, comandante das Forças Militares, é a carta aberta enviada desde a prisão em Bogotá, pela cineasta, socióloga, politóloga colombiana Liliany Obando Villota, condenada pelo crime de rebelião."
"Todo ano é a mesma coisa. Apesar disso, há dinheiro suficiente hoje para gastar 20 milhões de dólares diários na absurda guerra que eles mesmos desencadearam e que eles continuam fazendo. É um círculo vicioso. Vicioso, porque parte da corrupção estatal, e círculo, porque a cada ano, com cada inverno, as populações pobres que vivem às margens do Rio Magdalena, o rio mais importante da Colômbia, com 1.700 quilômetros de largura, ficam desabrigadas, já não pelas armas homicidas dos narco-paramilitares e as militares estatais, mas pela crescente."

Nenhum comentário: