terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Israel e EUA: Crime contra a humanidade. Mas todos somos cúmplices!

Heitor Reis (*)
Ninguém se importa! Quase ninguém...
E quem se importa, fica apenas no discurso. Não somos capazes de encontrar mais de 500 pessoas na capital de São Paulo que queiram, pelo menos participar de uma manifestação contra o genocídio em Gaza.
Assim, nossa omissão concreta expõe a fragilidade de nossa indignação verbal ou escrita.
Os que se dizem cristãos não amam ao próximo como a si mesmos, como alegam, e não são capazes de fazer pelos oprimidos o que gostariam que lhes fosse feito, caso estivessem no lugar deles.
Os ateus éticos também não passam disto.
Também, pudera! Perdemos nossa sensibilidade, se é que um dia já a tivemos...
Quase ninguém se importa com 30.000 mortos por arma de fogo anualmente, no Brasil, a maioria negros e jovens.
Quase ninguém se importa com outro tanto que morre no trânsito...
200.000 se suicidam no vício do tabaco todo ano e também quase ninguém se importa!
A única coisa que realmente importa é o lucro das grandes empresas de petróleo, armamentistas, bancárias, midiática, etc., que asseguram nossa vidinha medíocre, egoísta, consumista e alienada de cada dia.
Talvez seja o excesso populacional que reduza o valor da vida humana nas bolsas de valores de todo o mundo... E em nosso íntimo.
Mas, um dia, talvez, quando sobrar apenas tu e eu, aprendamos a nos importar realmente um com outro!
Sendo assim, uma greve na reprodução, reduzindo o número de trabalhadores, eleitores, consumidores e contribuintes é uma excelente atitude revolucionária!
Talvez, então, bem antes do extermínio, os mais abastados se importem e descubram que, a partir de certo ponto, esta coisa não é boa para seus negócios... E, ao que parece, este número ainda está muito longe de acontecer!


(*) Heitor Reis é um adolescente mesocentenário ou um centenário meso-adolescente. Engenheiro civil, militante do movimento pela democratização da comunicação e em defesa dos Direitos Humanos, membro do Conselho Consultor da CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida (www.cmqv.org) e articulista. Nenhum direito autoral reservado: Esquerdos autorais ("Copyleft"). Contatos: (31) 3243 6286 - heitorreis@gmail.com - 05/01/2009

Nenhum comentário: