terça-feira, 17 de março de 2009

Não Perca! A programação da 4a Mostra FELCO BH 2009 já está no ar!

www.redefelcominas.ning.com

Oficinas

O Festival Latino Americano da Classe Obrera traz em sua 4ª Mostra BH 2009 oficinas gratuitas de aperfeiçoamento e fruição cultural voltadas ao público em geral e aos realizadores interessados. Serão ofertadas quatro oficinas independentes cujas atividades conjugadas comporão o processo criativo de um vídeo, sendo uma oficina de comunicação de resistência, uma de ritmos populares, outra de cenas curtas e outra de ações colaborativas em tecnologias livres. Outras informações em www.redefelcominas.ning.com

As inscrições para as oficinas deveram ser feitas pelo email: cineclubemovimenta@gmail.com com o nome da oficina no campo “assunto”.

CENAS CURTAS / FUSÃO E FRUIÇÃO

Carga Horária: 8 h/aula

Facilitadores: Thiago Araújo e Daniel Saraiva

Oficina de vivência com jogos e exercícios dramáticos e corporais a partir da fruição performática de imagens gestuais, arquitetônicas, simbólicas e publicitárias, tendo como motivo a cidade e suas nuances estéticas e sócio-culturais.

Thiago Araújo tem trabalhado há dez anos como ator, cursado oficinas, participado de encontros tendo se dedicado nos últimos seis anos à arte do palhaço, construindo um olhar sobre a atuação na rua e mapeando logradouros públicos possíveis de ocupação cênica.

Daniel Saraiva é arte-educador, performer e artista plástico com mestrado pela EBA-UFMG. Escreve, dirige e atua já tendo apresentado seus trabalhos em mostras, espaços e festivais em todo o Brasil.

Data: 10 e 11 de abril de 2009

Horário: 13h.

Local: Logradouros públicos de BH.

Ponto de encontro: Palácio das Artes.

RODA DE VIVÊNCIAS – danças e ritmos brasileiros

Carga Horária: 6h/aula

Facilitador: Grupo Encaixa Couro

Proposta de vivência afetiva e cultural que busca facilitar o diálogo entre as idades e grupos, interagindo saberes de tradição oral para o fortalecimento da identidade cultural e a celebração da vida.

Encaixa Couro é um grupo que desde 1999 desenvolve trabalho de pesquisa e difusão de brincadeiras brasileiras na capital mineira.

Data: 2, 3 e 4 de abril de 2009

Hora: De 19h30 às 21h30

Local: Espaço Cultural Encaixa Couro

Rua Nossa Senhora D'Ajuda, 10 bairro Horto - próximo à Av. Gustavo da Silveira.

META-MÍDIA: ações colaborativas em tecnologia de baixo custo

Carga Horária: 9h/aula

Facilitadores: Daniel Madsen, José Paulo Neto, Vanessa Santos

Práticas e debates sobre apropriação tecnológica e midiática com ênfase em plataformas livres no contexto atual de novas formas de organização, visando fomentar tais debates junto a movimentos sociais, fortalecendo a atuação política destes em Belo Horizonte.

José Paulo Pereira Neto é estudante do Curso de Ciências Sociais pela UFMG. Oficineiro de design gráfico e áudio do Projeto Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura.

Daniel Madsen é estudante do curso de História, com formação complementar em Ciências Sociais pela UFMG. Participa de movimentos sociais com agricultura urbana, economia solidária e democratização da comunicação desde 2000.

Vanessa Sonia Santos é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002) e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: mídias audiovisuais, cultura digital, arte interativa.

Data: 15 a 18 de abril de 2009

Horário: 15 às 18 h

Local: Espaço Ystilingue

COMUNICAÇÃO SOCIAL DE RESISTÊNCIA

Carga Horária: 6h/aula

Facilitadores: Francisco Mata Machado Tavares (Franck) e Diógenes Miquelão Aquino

O nosso direito assegura, formalmente, a liberdade de expressão a todos os cidadãos, conforme está escrito no artigo 5o, incisos IV e IX, da Constituição. Entretanto, aqueles se propõem a dar vazão a idéias, criações ou teses de natureza contra-hegemônica sabem que isto não é assim tão simples. Todo militante de movimentos sociais e ativista de culturas minoritárias ou de oposição se encontra, fatalmente, com o abismo entre a realidade dos fatos e o sistema de direitos deste país. Para além das páginas das leis e da Constituição, nossa dura realidade se define por rádios livres violentamente fechadas, estudantes presos e espancados dentro de suas universidades ao tentarem exibir um vídeo, nenhum incentivo à criação cultural que se recusa a converterem-se em forma-mercadoria, promíscuas relações entre os grandes veículos de comunicação de massa e o Estado, além de um regime protetivo da propriedade intelectual que impede o acesso à arte e ao conhecimento para todos os que não podem comprá-los.

Franck é midiativista, bacharel em Direito, mestrando em Ciência Política na UFMG e foi professor das disciplinas Políticas de Comunicação, Mídias Públicas e Cidadania e Legislação da Comunicação, no Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Diógenes Miquelão é poeta.

Data: 23 e 24 de abril de 2009

Horário: 15 às 18 h

Local: CCUFMG

Mostra Musical Sol Na Mulêra

A 4ª Mostra FELCO BH 2009 também apresenta ao público o espetáculo musical “O Cardápio do Terceiro (I)Mundo, com o grupo de arte-educadores “SolnaMulêra”. O espetáculo convida todos a dar um passeio pelo caos gastronômico do século XXI, e tem como eixo principal a canção Mineirão S/A, cujo tema aborda a paisagem cotidiana dos pescadores da Pampulha no contraditório ambiente cosmopolita de Belo Horizonte.

Data: 1 de maio de 2009

Horário: 21h

Local: Embaixo do Viaduto Santa Tereza

Não perca também a Mostra Memórias do Subdesenvolvimento no Cine Humberto Mauro de 8 a 12 de abril com a programação completa em www.redefelcominas.ning.com

Fique ligado nas Mostras Itinerantes de 2009.

Mostras Itinerantes

v Espaço Ystilingue (Edifício Maleta)

Av. Augusto de Lima esquina com Rua da Bahia - Sobreloja

Data: 16 e 17 de abril - Exibição da Mostra Video-ativismo e Cinema Militante

Programação:

Brad (51’ RJ) Dir. Michel e VideoHackers / Resistir e Saber Cuidar – (35’ RS)

Dir. MST / Mulheres da Via (25’ MG) Dir. Lívia Bacelete / Ceramiqueros de Tras La Sierra (20’ Argentina) Dir. Raymundo Gleyzer.

v Centro Cultural da UFMG

Av. Santos Dummont, 174 – Centro

(31) 3409-1079

www.centrocultural.ufmg.br

Data: 23 a 26 de abril – Exibição da Mostra Video-ativismo e Realizadores Contemporâneos.

Programação:

CARABINA M2. (90’ Bolívia) Dir. Carlos Pronzato / L.A.P.A (75’ Brasil) Dir. Cavi Borges e Emilio Domingos / Romeiros de Fé e Festa (55’ Brasil) Dir. Andrea Martins / O Último dia de Lampião (30’ Brasil) Dir. Maurice Capovilla

v Faculdade de Educação - FAE

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627

Campus Pampulha - Cep: 31270-901

http://www.fae.ufmg.br/

Data: ainda a ser divulgada Exibição da Mostra Cinema Militante e Realizadores Contemporâneos.

Programação:

JALLALLA BOLIVIA. EVO PRESIDENTE! (6’ Bolívia) Dir. Carlos Pronzato / Um encontro com Milton Santos (89’ Brasil) Dir. Silvio Tendler / Granito de Areia (61’ México)

v Casa do Movimento Popular – Contagem

Av. David Sarnoff, 117 - Bairro Jardim Eldorado.

Contato: Cineclube Na tela – (31) 8797 1853

Data: 27 e 28 de março – Exibição da Mostra Video-ativismo e Realizadores Contemporâneos.

Programação:

TV Digital (22’ Brasil) Dir. AIC / Malabares (10’) Dir. Maithê Lorena e Secy Jannuzzi / Meu Brasil (70’ Brasil) Dir. Daniela Broitmam

v Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves

Rua Ouro Preto, 294 – 2º andar.

Bairro Barro Preto (próximo ao Fórum).

Debate: Logo após a sessão

Data: 7 e 8 de maio – Exibição da Mostra Cinema Militante e Realizadores Contemporâneos.

Programação:

O Preço da Luz é um Roubo (9’ Brasil) Dir. Brigada Audiovisual da Via Campesina / Um encontro com Milton Santos (89’ Brasil) Dir. Silvio Tendler / À Margem do Lixo (83’ Brasil) Dir. Evaldo Mocarzel.

Realização

Cineclube Movimenta.art

Rede Felco Minas

Contatos:

Aline Souza

(31) 8617-7972

souzaline@gmail.com

cineclubemovimenta@gmail.com

Neimar Alves Barroso

3475-3726

neimarab@gmail.com


Nelsinho Pombo (Mostra Contagem)

8797-1853

sinhonel@hotmail.com

Nenhum comentário: