quinta-feira, 26 de março de 2009

A nova MPB Movimento de artistas e ativistas quer democratizar o mercado fonográfico pela Internet

Movimento de artistas e ativistas quer democratizar o mercado fonográfico pela Internet


Escrito por Everton
Ter, 24 de Março de 2009 03:32

Por Carolina Ribeiro - para o Observatório do Direito à Comunicação

Fonte: http://www.direitoacomunicacao.org.br


Não é de hoje que o mercado fonográfico vive uma realidade baseada em dois pólos bem distintos. De um lado, uma minoria de artistas fabricados pelas grandes gravadoras que obtêm prestígio ao serem reproduzidos em programas de grande audiência em emissoras de rádio e TV e ocupam a maioria das prateleiras das lojas de discos. De outro, milhões de músicos cada vez mais conhecidos por um disperso público na internet buscando alternativas para viver da produção artística.

Nos últimos anos, este embate foi fortemente remodelado pelas mudanças por que passa o setor em razão da popularização das tecnologias de produção e da ascensão da Internet como meio de distribuição e consumo de músicas. Este cenário coloca em xeque o modelo de negócio das grandes gravadoras e abre um desafiador caminho para a cultura livre no mundo e no Brasil.


Neste quadro, um conjunto de artistas e ativistas pretendem transformar incerteza em possibilidades, buscando alternativas à ditadura das grandes gravadoras e dos meios de comunicação de massa. Eles se reuniram em Brasília, no último dia 15, para iniciar a construção de um movimento denominado “Música Para Baixar” (MPB). De acordo com Fernando Anitelli, da Trupe Teatro Mágico, de São Paulo, uma das promotoras da atividade, a idéia do MPB é uma reação à percepção de que a indústria cultural no Brasil se constituiu como um “sistema muito engessado”.

Os integrantes do movimento MPB apostam na crise do modelo dominante para gerar formas mais democráticas de produção e distribuição de músicas. Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Discos, em 2007, a venda de fonogramas digitais via internet no mundo cresceu 40%, movimentando US$ 2,9 bilhões e alcançando cerca de 15% do mercado. Já no Brasil, o crescimento foi de 157% no mesmo ano, com este segmento arrecadando R$ 24,5 milhões e chegando a 8% do mercado nacional.
“Embora esses números pareçam muito otimistas, os lucros auferidos pelas vendas digitais ainda não são suficientes para compensar os prejuízos das gravadoras nas vendas de suportes físicos como CDs ou DVDs”, diz o professor Mauro Rocha Côrtes, da Universidade Federal de São Carlos, no artigo “A cauda longa e a mudança do modelo de negócio no mercado fonográfico: reflexões acerca do impacto das novas tecnologias ”.

Última atualização em Ter, 24 de Março de 2009 16:48
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É pau, é pedra, é pena


Escrito por Everton
Dom, 22 de Março de 2009 17:45

Fonte: http://www.pedroalexandresanches.blogspot.com/


Segue abaixo uma das várias boas entrevistas feitas para a reportagem "caiu na rede é peixe", da "carta capital" 538, nas bancas neste fim-de-semana.

trata-se de pena schmidt, ex-executivo, diretor e produtor de gravadoras mulltinacionais (esteve na warner à época do advento de titãs, ira!, ultraje a rigor e outros), ex-dono do selo independente tinitus, ex-presidente de associação de gravadoras independentes, diretor de palco em grandes festivais de música, atual diretor do auditório ibirapuera (patrocinado pela telefônica tim, registre-se). entre muitas outras coisas.

a quantidade de temas importantes - e fascinantes - aqui abordados é praticamente incontável, então elejo apenas algumas frases e termos-chave para ressaltar com negritos. mas a íntegra é que é, uma verdadeira aula de amor à música.

à entrevista, ela fala por si só:

pedro alexandre sanches - gostaria de ouvir suas opiniões sobre o modo como hoje se compartilha música, via blogs e comunidades virtuais, sobre a repressão por parte das gravadoras e sobre o fechamento da comunidade discografias, no orkut. ela foi fechada, na verdade pelos próprios coordenadores...

pena schmidt - ...atendendo a pedidos, né? você não está no twitter, não, está?

pas - estou, mas não me habituei ainda...

ps - estou começando a me divertir com isso, botei uns três comentários sobre isso hoje [segunda-feira 16]. pintou um link que o leoni botou e eu passei para frente, de uma matéria de um cara inglês que escreveu de uma forma sensacional. assim: devemos esperar consolidar o modelo do negócio, ou podemos pular no abismo?

pas - o cara é de gravadora?

ps - é. ele explica, um raciocínio bacana, não é meu, mas está lá. meu, a revolução dos livros no tempo do gutemberg foi feita assim. ninguém sabia para onde ia, nem o que fazer. a igreja e o estado eram contra, por princípio, e de repente um fulano inventou o livro menorzinho, que gastava menos papel, era mais rápido de imprimir. e foi, acabou, não teve como segurar ou administrar. é a mesma coisa. aí tem uma frase no final, extraída da internet de 1990 e poucos, o cara dizia assim, ó: "se um garoto de 14 anos nas horas de folga pode detonar o seu negócio, e ainda por cima não por ódio, mas por amor, você tem um problema" [ri].

Última atualização em Ter, 24 de Março de 2009 16:50
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Foi lançado o e-book "Para entender a Internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede"


Escrito por Demetrius
Sáb, 21 de Março de 2009 14:09

257097Nesta semana, foi lançado o e-book "Para entender a Internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede". Escrito por 38 autores diferentes e de forma participativa, o livro virtual está disponível gratuitamente para download. Vale Ver!

Para conferir todo o conteúdo do e-book, clique aqui e faça o download.

Direitos autorais, p2p, inclusão digital, projeto de lei de controle da web, cauda longa, interatividade e outros muitos temas fazem parte desta coletânea, organizada pelo blogueiro Juliano Spyer.

Figurinhas carimbadas no meio virtual são os autores dos artigos, cada qual escrevendo sobre o assunto que têm intimidade, a começar pelo Edney Souza, o Interney, que escreve sobre blogs. Outro tema discutido no e-book é o micro-blogging, em artigo do Fábio Seixas, um dos brasileiros mais seguidos no Twitter. Para entender a Internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede, publicação coletiva organizada por Juliano Spyer - Diisponível on line sob licença Creative Common
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