segunda-feira, 20 de julho de 2009

Marcha da Camilo Torres e Dandara

Amigos e Amigas,
No próximo dia 22, as comunidades Dandara e Camilo Torres iniciarão uma marcha até a Prefeitura e o Palácio do Governo, para mais uma tentativa de abertura de negociações com o Poder Público.
Sairão das comunidades na tarde do dia 22, a pé. A comunidade Dandara pernoitará no Instituto Sagrada Família, das Irmãs Clarissas Franciscanas, na Avenida Catalão. A comunidade Camilo Torres pernoitará no Colégio Salesiano, dos padres salesianos, na Avenida Amazonas.
No dia 23 seguirão em direção à Praça da Estação, onde ocorrerá o encontro das duas marchas. De lá seguirão para a Prefeitura e, depois, para a Praça da Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade.
Tudo está sendo preparado para que a iniciativa ocorra em conformidade com os princípios da não-violência ativa, da firmeza permanente. Miram-se nos ensinamentos de Dom Hélder Câmara, Dom José Maria Pires, Martin Luther King, Ghandi e muitos outros que nos ensinaram a trilhar o caminho. O principal deles é Jesus.
Esta pressão libertadora visa abrir negociações com o Poder Público. Tanto o prefeito, como o governador não podem continuar fechando as portas a tão justas e legítimas reivindicações. Recusamo-nos a aceitar que a única saída seja a desocupação das áreas ocupadas e ponto final. Acreditamos ser possível se encontrar caminhos outros de solução menos traúmática. Os recursos disponibilizados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida podem contribuir para uma saída mais humanizada. E os proprietários dos imóveis também terão contemplados os seus pleitos.
De se sublinhar que, em Belo Horizonte, nehuma construtora apresentou projeto para a construção de casas para as famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos. Dandara poderia ser uma saída para este impasse.
Infelizmente estarei viajando naqueles dias. Quem puder, porém, não deixe de participar desta marcha. A solidariedade continua a ser um imperativo cotidiano. E graças a ela, a Dandara conhece um leque de apoios nunca visto na nossa cidade. Entidades, Igrejas, instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior e pessoas de todos os matizes religiosos e políticos alí comparecem. A fraternidade ultrapassa todas as fronteiras em favor de uma nobre causa.
Abraços
Fábio Santos

visite www.brigadaspopulares.org

Nenhum comentário: