Festival de Artes abre inscrições para oficinas
Estão abertas as inscrições para 11 oficinas que serão oferecidas no XI Festival de Artes de Areia, marcado para o período de 05 a 09 de novembro. Artes Plásticas, Cerâmica, Direção teatral, Maquiagem para teatro, Dança contemporânea, Danças populares, Fotografia, Planeta Caipira - educação Ambiental através da arte, Percussão e capoeira, Literatura Infantil e Musicalização. As inscrições pode ser realizada na secretaria do Festival, no Casarão José Rufino de Almeida, centro de Areia, das 9h ao meio dia e das 14 às 17h. Maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 8834-5729.
A taxa cobrada para a inscrição é de R$ 30, sendo cinco vagas são reservadas aos moradores de Areia. As oficinas de Musicalização para crianças através da flauta doce e a de Literatura infantil são contrapartida do evento e estão sendo oferecidas gratuitamente para professores e alunos da rede pública de ensino. A oficina Educação Ambiental ou Planeta Caipira - é destinada aos demolays(iniciantes da maçonaria).
O Festival de Artes sempre buscou com as oficinas, envolver moradores e visitantes através da cultura, como também, qualificar os artistas que participam do evento. Com esse objetivo, desde sua primeira edição, o Festival disponibiliza essas atividades, pois compreende ser de fundamental importância para a formação artística e intelectual dos participantes.
Dança Contemporânea – Na oficina do paraibano radicado em Bel Horizonte(MG), Carlos Arão, as aulas irão buscar a compreensão do movimento na sua execução, dá enfoque a capacidade articular individual através de seqüências de movimentos pré-estabelecidas: peso, articulações, consciência corporal, extensão e reflexão do movimento, conexão, estruturação e organização no corpo, densidade no movimento e apoios. Serão utilizadas células de movimentos que terão o intuito de estimular a espontaneidade e a identidade de cada bailarino.
Planeta Caipira - é uma oficina social de cunho "Educativo, Musical, Cultural e Ambientalista" e será ministrada pelo cantor e compositor Beto Mi, que objetiva, através de músicas compostas especificamente para esse fim, o resgate da Cultura Popular, elevar a Alto Estima, despertar e desenvolver o sentido de Cidadania, ajudando, com isso, também, na formação da Consciência Ambiental do Ser Humano: crianças, jovens e adultos.
Literatura Infantil – O Professor, doutor em Literatura Brasileira, poeta, crítico literário e ensaísta, Hildeberto Barbosa Filho, será o ministrante da oficina 'Literatura infantil na sala de aula: aventura, prazer e fantasia' que tem como objetivo estimular o hábito e o gosto pela leitura do texto literário, além de perceber a dimensão lúdica do texto literário, desenvolver práticas de leituras criativas, fornecer elementos metodológicos par ao trabalho com o texto literário infantil em sala de aula.
"Para o ensino de literatura infantil é necessário fazer uma abordagem mais criativa, mais lúdica em sala de aula, uma vez que os textos dos livros didáticos normalmente utilizam o texto literário como pretexto para passar conhecimento, fazendo da literatura um mero instrumento de valores e idéias e não uma via de acesso à imaginação e à fantasia", justificou Hildeberto.
Mais informações - Coordenadoras do Festival
Ana Clara Maia- (83) 8834-5729
Janaina Azevedo – (83) 9931-9004
Nenhum comentário:
Postar um comentário