sábado, 21 de março de 2009

SJPERJ denuncia comportamento antidemocrático da SIP .

Sexta-feira, 20 de Março de 2009

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio manifesta seu apoio à realização da Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro, ocasião em que entidades dos mais amplos setores da sociedade brasileira terão oportunidade de debater e sugerir iniciativas concretas no sentido de democratizar os meios de comunicação.

Nós, jornalistas fluminenses, entendemos que devemos nos mobilizar, juntamente com demais entidades representativas do movimento social, no sentido de aproveitar a oportunidade histórica que resultará a Conferência Nacional de Comunicação.

Repudiamos com veemência o posicionamento antidemocrático da Sociedade Interamericana de Imprensa contra a realização da Conferência, a mesma SIP, que além de representar o patronato do setor de comunicação silenciou durante os anos de ditadura no continente americano.

A SIP e seus representantes aqui no Brasil deixam claro que estão “preocupados porque os debates (na Conferência Nacional de Comunicação) serão conduzidos por ONGs e movimentos sociais que pretendem interferir no funcionamento da imprensa”.

A nota objetiva tão somente pressionar o Poder Público e visa boicotar a realização da Conferência, ou manipulá-la para evitar que cumpra os objetivos a que se propõe, qual seja a democratização dos meios de comunicação.

Na verdade, o patronato dos meios de comunicação deixou claro que pretende manter intacto o domínio do setor através de empresas oligopolizadas que vêm provocando aberrações como a manipulação da informação e a adoção do esquema do pensamento único.

A nossa entidade não pode silenciar diante do posicionamento pouco democrático manifestado pela SIP. É preciso deixar bem claro que o patronato mente quando diz que defende a liberdade de imprensa, pois está, isto sim, defendendo de fato a liberdade de empresa, que não aceita a ampliação dos espaços midiáticos a serem ocupados pelos mais amplos setores representativos do povo brasileiro, como são os movimentos sociais.


Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro

Postado por Rio Pró-Conferência às

http://arquivorioproconferencia.blogspot.com/2009/03/sjperj-denuncia-comportamento.html

Nenhum comentário: