segunda-feira, 17 de agosto de 2009

e-Fórum 265 - Confecom avança pelo país

Comunicação/

Trabalhadores incorporam
luta pela Confecom

Trabalhadores em Brasília marcharam pela Confecom

Pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília passou, nessa sexta-feira a Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, que entre suas manifestações, tratou de defender a realização da Conferência Nacional de Comunicação.

Samuel

Audiência no Rio pela Confecom

Rio mobiliza pela Confecom

Reunidos em audiência pública no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12), movimentos sociais, representantes do poder Executivo e Legislativo locais e simpatizantes da causa pela democratização da comunicação social reafirmaram a importância da Conferência Nacional de Comunicação. Os participantes do ato pedem a construção do cronograma do evento para a realização imediata das etapas – encontros regionais, municipais e estaduais – da Confecom.

Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação SC

Em Santa Catarina, a Comissão Pró-Conferência Estadual de Comunicação vem realizando, em todo o estado, por meio de audiências públicas, reuniões e oficinas, um trabalho de estímulo à mobilização para a Confecom nacional e para a construção da Estadual, Regionais e/ou Municipais. Dia 15, sábado, o Estado realiza o seu I Seminário Pró-Conferência Estadual de Comunicação.

17/08/2009 | 15h

Sessão Pública em Maceió-AL

Local: Assembléia Legislativa de Alagoas

No dia 17 de agosto, às 15h, acontecerá a Sessão Pública sobre a Conferência de Comunicação, na Assembléia Legislativa de Alagoas, entre representantes da Comissão Alagoana, representantes dos empresários, a secretaria estadual de comunicação, o Governo do Estado, o Poder Legislativo, os movimentos sociais e todo o povo alagoano.

Informações:

27/08/2009 | 09h 30

Reunião Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Local: Anexo II, Plenário 13

Tema: "A dispensa de graduação para o exercício da profissão de jornalista" - Requerimentos nºs 191/2009 (CCTCI) e 247/2009 (CEC), da deputada Professora Raquel Teixeira e outros.

Convidados: Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj);

Edson Spenthof, presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ);

Cezar Britto, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);

Edison José Biasin, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp);

Judith Britto, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ);

Gilberto Selber, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub);

Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

Informações:

17/09/2009 | 18h 30

2º Seminário Estadual ‘O Negro na Mídia’

Local: Auditório da ARI - Avenida Borges de Medeiros, 915, Centro, Porto Alegre - RS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realiza no dia 17 de setembro, através do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, o 2º Seminário Estadual o Negro na Mídia - a Invisibilidade da Cor. A temática escolhida para essa edição, Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação, quer proporcionar aos jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral um repensar sobre as diferenças étnico-raciais, práticas de discriminação e racismo, a identidade e auto-estima da população negra brasileira.

O encontro vai detalhar os dados estatísticos divulgados pelos órgãos oficiais e institutos de pesquisas. Também será possível uma reflexão sobre o que significa para a mídia a informação de que o Brasil tem a maior população de origem africana fora da África.

Ainda serão objeto do debate os dados do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística – IBGE onde os auto-declarados negros atingem o índice de 6,3% e os pardos, 43,2% da população brasileira, ou seja, 80 milhões de brasileiros. A pauta das questões étnicas raciais é uma discussão permanente entre os associados do Sindicato, viabilizadas nas atividades do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros.

O 1º Seminário O Negro na Mídia – a Invisibilidade da Cor, em novembro de 2004, foi um marco histórico na trajetória deste Sindicato. As apresentações de teses pela entidade em Congressos da categoria com abordagem e reflexões relacionadas à população afro-brasileira tem sido um instrumento de sensibilização para os jornalistas no enfrentamento da discriminação racial. Já em sua segunda edição o Seminário será uma ferramenta que possibilitará aos interessados usufruir de informações detalhadas sobre a população afro-brasileira, tais como mercado de trabalho, escolarização, habitação, saúde, mulheres e juventude.

Inscrições pelo e-mail: web@jornalistasrs.brte.com.br (solicite sua ficha de inscrição)

Nenhum comentário: