terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nicarágua foi declarada território livre do analfabetismo







Adital -
Nicarágua foi declarada território livre de analfabetismo em um ato realizado este sábado, 22, na noite encabeçada pelo presidente, Daniel Ortega. No evento o ministro de educação nicaragüense, Miguel de Castilla, fez a entrega de um certificado ao mandatário, que constata o lucro do país depois da implementação do plano cubano de alfabetização de adultos "Sim, eu posso".

O plano contou com o apoio da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), e em particular de Cuba, país onde se criou o método de alfabetização. "Se a gente tiver preparação, tem cultura, a gente aprende a defender seus direitos", disse Ortega na cerimônia, informou o portal de notícias do Telesur.

Por essa razão proclamou se a continuidade da Campanha Nacional de Alfabetização até alcançar o nível de sexto grau no ano 2015.

Segundo o ministro de Educação, Miguel de Castilla, hoje, quando se declarar ao país oficialmente livre de iletrados com um índice de 3,56 por cento em uma cruzada que se iniciou em 23 de março de 1980, a marcha prosseguirá.

A Frente Sandinista para la Liberación Nacional (FSLN), força no poder, começou a alfabetizar em 1980 quando existia um 53 % de iletrados. Hoje, segundo os últimos relatórios, os nicaragüenses exibirão um país com índice inferior aos 5 % que se considera para proclamar a uma nação livre de analfabetos.

A notícia é da Venezolana de Televisión

--
Postado por Pedro Otoni no Agência de Notícias Brigadista em 8/24/2009 06:11:00 PM

Nenhum comentário: