quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Rumo a conterencia de comunicação

Garanta seu espaço na mídia: divulgue e participe do evento hoje, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas!

A publicidade infantil, que formata a frágil e ingênua mente das crianças e que ocorre no Brasil, apesar de proibida nos países desenvolvidos;

A concentração dos meios de comunicação nas mãos de uns poucos grupos, decidindo o que é veiculado para 200 milhões de brasileiros;

A produção que, predominantemente centralizada no sudeste, não reflete a diversidade da cultura brasileira.

A mídia é essa entidade que paira sobre nós.

Sem controle, forja sua própria realidade e guia a todos rumo ao que ela quer.

Mas a mídia é uma ferramenta, que se for bem controlada, pode gerar integração ao invés da desintegração social que tem promovido.

Como resultado de muita mobilização por parte dos movimentos sociais pela democratização da comunicação, o governo federal convocou, em abril de 2009, a primeira Conferência Nacional de Comunicação.

Hoje Sete Lagoas entra oficialmente neste debate. Afinal, não há nação democrática sem a democratização dos meios de comunicação.

Haverá exibição de vídeos e estarão presentes vários membros da Comissão Mineira Pró-Conferência de Comunicação, dentre os quais, farão exposição sobre a CONFECOM:
Antônio Bráz Rodrigues, técnico em informática, programador, analista de TI e graduado na PUCMINAS em Filosofia. Professor da rede pública de Minas Gerais em Pedro Leopoldo e militante em diversos movimentos sociais, organizador e Diretor/Coordenador do Sind-UTE/Subsede Santa Luzia, Diretor e Coordenador do departamento de Comunicação do Sind-UTE/MG.
Clerison Stelvio Garcia, psicólogo, trabalha com psicologia hospitalar no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte. É conselheiro do CRP - Conselho Regional de Psicologia de MG.

VOCÊ SABIA ....
que apenas 7 famílias ligadas a grupos políticos dominam os grandes meios de comunicação no Brasil e que geram 85% das informações veiculadas para os 200 milhões de brasileiros?
que os meios de comunicação pertencem à nação, mas essas 7 famílias foram autorizadas por concessão pública de governos a explorar esses veículos. No entanto, essas concessões têm prazo e podem ser canceladas?
que quando alguém reclama de algum tipo de abuso da imprensa, os detentores dos veículos de comunicação alegam que a liberdade de imprensa está sendo ameaçada ou que é censura?
que até mesmo em países dito liberais é proibido fazer propaganda para crianças e não são veiculadas cenas de sexo na TV?
que a imprensa é considerada o 4º poder, mas no Brasil ela não passa por nenhum controle da sociedade ou órgão regulamentador, a exemplo de outras atividades, como educação, saúde, previdência, etc?
que em mais um desrespeito à sociedade, recentemente, foi decidido com o lobby dos empresários da comunicação o fim da obrigatoriedade do diploma para exercício do jornalismo?
que toda profissão precisa ter a regulamentação de suas atividades profissionais, mas os empresários do setor se recusam a aceitar a instalação do Conselho de Jornalistas usando o argumento de censura à imprensa?
que no mundo atual, quase todas as coisas dependem da comunicação e que a falta de controle é um risco para a cidadania?
que em dezembro de 2009, por iniciativa do governo federal, vai acontecer a 1ª Conferência de Comunicação do Brasil para formular políticas publicas para o país, mas os empresários do setor estão querendo boicotar o evento?
mais info:
sítio estadual - http://proconferenciamg.wordpress.com (o evento de Sete Lagoas está lá, logo no início)
“A mídia está para as pessoas assim como o vidro está para a mosca”. Jean Baudrillard

Nenhum comentário: